Competência crítica em informação como prática de ensino: panorama de pesquisas a partir de trabalhos presentes na BRAPCI e na BDTD
Resumo
A presente pesquisa realiza um levantamento bibliográfico de natureza descritiva e exploratória, olha para os estudos sobre competência crítica em informação (CCI) com o objetivo de apresentar seus temas de pesquisa e compreender suas características, especialmente com relação ao ensino de tais competências. Os dados coletados, na Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI) e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), indicam 23 artigos e 3 dissertações de mestrado sobre o tema. Esses trabalhos são analisados a partir de suas temáticas e dos tipos de pesquisa (teórica, empírica ou aplicada) realizadas nesses primeiros 5 anos de desenvolvimento do campo. Os resultados das dissertações indicam que a CCI trabalha na interseção entre informação, política e emancipação. Já a análise dos artigos mostra que ainda não há pesquisa sobre ensino de competência crítica em informação no país. Os temas mais explorados nos trabalhos são ética, desinformação, bibliotecas, práticas informacionais, teorias críticas, movimentos sociais e regimes de informação. Conclui-se que a ideia de competência crítica em informação discute fundamentos e temas que estimulam um olhar questionador para a realidade informacional contemporânea, mas ainda precisa ganhar capilaridade na academia, em unidades de informação e em salas de aula para que se criem práticas de ensino-aprendizagem voltadas para a promoção um relacionamento crítico com o ambiente informacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.