Avaliação da produção sobre Repositórios Institucionais em periódicos científicos brasileiros na Ciência da Informação
Resumo
O movimento do acesso aberto possibilitou a via verde, referente a criação dos repositórios institucionais e consequentemente, abriu um novo canal de interação para a comunidade científica. O objetivo deste trabalho é identificar as produções científicas sobre as temáticas de repositórios institucionais e acesso aberto nos periódicos eletrônicos de Ciência da Informação com limite temporal de 2010 a 2020. Em termos metodológicos, esta pesquisa, caracteriza-se descritiva e quali-quantitativa, realizou-se uma análise das publicações recuperadas sobre repositórios institucionais e acesso aberto nos periódicos eletrônicos da área da Ciência da Informação, no período de 2010 a 2020 por meio da coleta de dados com os descritores “repositórios institucionais”, “repositório institucional” e “acesso aberto”, realizando um levantamento bibliográfico, a fim de aplicar o método bibliométrico nos indicadores selecionados para estudar os artigos. Os resultados mostram um total de 113 artigos científicos, sendo a região Sudeste a mais produtiva e identificou-se em três periódicos uma concentração de 66% da produção científica: InCID: Revista de Ciência da Informação, Encontros Bibli e Ciência da Informação. Conclui-se que a produção acerca dos repositórios institucionais está sendo desenvolvida positivamente, e os mesmos representam a informação em âmbito virtual e cooperam para a visibilidade da instituição que os adotam, assim como favorecem a comunicação científica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.