Mapeamento da produção científica nacional sobre competência em informação indexada na base de dados Dimensions
contributos para uma análise de domínio
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y91-12Resumo
Apresenta um mapeamento da produção científica nacional sobre o domínio Competência em Informação, indexada no Banco de Dados da Dimensions. A amostra da pesquisa foi composta por 453 documentos recuperados por meio da junção de dois descritores: Competência Informacional e Competência em Informação. A pesquisa se caracteriza como sendo exploratório-descritiva, apresenta uma análise bibliométrica e sociométrica, um panorama geral dos autores mais prolíficos, instituições afiliadas, periódicos que mais publicam sobre o assunto, além das redes de coautoria e de cocitação. O arcabouço teórico sobre Competência em Informação foi voltado para os percursos históricos trilhados e constituição do campo. Indica que autores mais prolíficos estão vinculados a Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação em diversas Instituições Públicas e fazem parte de grupo de pesquisas sobre a temática. Os resultados apontam que desde 2016 o termo CoInfo assume um protagonismo como tema. Conclui que a pesquisa sobre a referida área é bastante dispersa e que nos últimos anos vem apresentando estabilidade, indicador que mostra o amadurecimento da temática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.