Mapeamento da produção científica nacional sobre competência em informação indexada na base de dados Dimensions

contributos para uma análise de domínio

Autores/as

  • Rebeka Maria Carvalho Santos Godeiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Monica Marques Carvalho Gallotti Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Luciana de Albuquerque Moreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y91-12

Resumen

Apresenta um mapeamento da produção científica nacional sobre o domínio Competência em Informação, indexada no Banco de Dados da Dimensions. A amostra da pesquisa foi composta por 453 documentos recuperados por meio da junção de dois descritores: Competência Informacional e Competência em Informação. A pesquisa se caracteriza como sendo exploratório-descritiva, apresenta uma análise bibliométrica e sociométrica, um panorama geral dos autores mais prolíficos, instituições afiliadas, periódicos que mais publicam sobre o assunto, além das redes de coautoria e de cocitação. O arcabouço teórico sobre Competência em Informação foi voltado para os percursos históricos trilhados e constituição do campo.  Indica que autores mais prolíficos estão vinculados a Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação em diversas Instituições Públicas e fazem parte de grupo de pesquisas sobre a temática. Os resultados apontam que desde 2016 o termo CoInfo assume um protagonismo como tema. Conclui que a pesquisa sobre a referida área é bastante dispersa e que nos últimos anos vem apresentando estabilidade, indicador que mostra o amadurecimento da temática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rebeka Maria Carvalho Santos Godeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Monica Marques Carvalho Gallotti, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto-reconhecido em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPb (Tese: Práticas de Comunicação Científica de Doutorandos em Ciência da Informação no Espaço Ibérico e no Brasil: um estudo exploratório). Bolsista CAPES na modalidade Doutorado Pleno no Exterior. Mestre em Ciência da Informação/Biblioteconomia pela UFPB, Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela mesma universidade. Professora Associada e Chefe do Departamento de Ciência da Informação da UFRN. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento da UFRN. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Informação na Sociedade Contemporânea (UFRN) e Tétrade - Comunicação da Ciência, Ciência Aberta, Estudos Métricos e Usuários da Informação (UFPB). Membra da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação- ANCIB Tem interesses nas seguintes áreas: Comunicação Científica, Práticas de Comunicação Científica de Doutorandos em Ciência da Informação, Tecnologia digitais, Humanidades Digitais, Redes Sociais Acadêmicas, Organização e Representação da Informação.

Luciana de Albuquerque Moreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui Doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto - Portugal (2013) com diploma revalidado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB) em 2014. Possui Mestrado em Biblioteconomia (atual Mestrado em Ciência da Informação) pela Universidade Federal da Paraíba (1997). Especialização em Inteligência Competitiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (1993). É professora Associada III da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: informação e sociedade, bibliotecário - mercado de trabalho, egressos, mediação da informação, competência em informação e comportamento e práticas informacionais. Coordenou o Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Sistemas de Informação (2006-2007), foi Diretora do Núcleo Temático da Seca e do Semi-árido da UFRN (2007-2009) e exerceu o cargo de Coordenadora do Curso de Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2014-2016/2016-2018). Atualmente ocupa novamente o cargo de Diretora do Núcleo Temático da Seca (NutSeca), e desde 2018 é líder do Grupo de Pesquisa "Informação na Sociedade Contemporânea" da UFRN.

Publicado

2023-04-04

Cómo citar

Godeiro, R. M. C. S. ., Gallotti, M. M. C. ., & Moreira, L. de A. . (2023). Mapeamento da produção científica nacional sobre competência em informação indexada na base de dados Dimensions: contributos para uma análise de domínio. Ciência Da Informação Em Revista, 9(1/3), 1–12. https://doi.org/10.28998/cirev.%y91-12

Número

Sección

Artigos | Articles