Bibliotecas Públicas e Escolares do Brasil: a visibilidade como meta

Autores

  • Márcio Thiago dos Santos Albuquerque Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y111-18

Palavras-chave:

Biblioteca Pública, Biblioteca Escolar, Bibliotecário, Hábito de leitura.

Resumo

Biblioteca é sinônimo de conhecimento e poder. Ter uma sociedade bem instruída é um desafio que o Brasil pode superar com a ajuda das Bibliotecas, mas é preciso mais envolvimento da sociedade para que juntas desenvolvam atividades positivas. O presente artigo expõe acerca da relevância e atuação das Bibliotecas Públicas e Escolares do Brasil. Para isso, são apresentadas as principais características das mesmas e a importância que cada uma delas representa para suas comunidades específicas. É proposta uma reflexão sobre a temática em questão, por isso é mostrada a situação em que elas se encontravam na década de 1990 pelo olhar de alguns autores, assim como algumas evoluções que estas instituições sofreram nas últimas duas décadas. Aborda ainda sobre o fundamental papel do bibliotecário diante de tal condição vivenciada. Conclui acerca das necessidades de se debater sobre o tema, visando a novas ideias, e do desafio em tornar esses tipos de bibliotecas mais presentes no cotidiano da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Thiago dos Santos Albuquerque, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Alagoas

Bibliotecário da Biblioteca Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas

Downloads

Publicado

12/31/2014

Como Citar

Albuquerque, M. T. dos S. (2014). Bibliotecas Públicas e Escolares do Brasil: a visibilidade como meta. Ciência Da Informação Em Revista, 1(3), 11–18. https://doi.org/10.28998/cirev.%y111-18

Edição

Seção

Pontos de Vista | Viewpoints

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.