Análise do poder em rede na produção de informação e do conhecimento em contextos profissionais de desenvolvimento de sistemas
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.2025v12e18002Palavras-chave:
Ciência da Informação, tecnologia da informação, poder em rede, metodologias ágeisResumo
O presente estudo investiga os processos informacionais no contexto das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). O trabalho evidencia a dinâmica de poder em rede, com foco no papel do Analista-Desenvolvedor de sistemas e suas interações com os demais profissionais. A pesquisa tem como objetivo caracterizar aspectos do poder em rede de forma subjetiva, bem como as relações subjacentes que influenciam a produção de informação e conhecimento em ambientes que utilizam metodologias atuais. Dessa forma, busca-se avaliar a presença de um Regime de Informação nesse contexto. A investigação adota a perspectiva de Michel Foucault sobre as relações de poder, utilizando entrevistas semiestruturadas e Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que os modelos atuais, semelhantes às Metodologias Ágeis, são amplamente utilizados na produção de software em empresas na França, Espanha e Brasil, com perspectivas de expansão. Revela-se que as relações de poder operam de forma hierárquica em redes que incluem gestores, clientes, colegas e tecnologias específicas, com destaque para a "auto cobrança" dos Analistas-Desenvolvedores, influenciando tanto o processo quanto o resultado final na produção de sistemas informacionais.
Downloads
Referências
ARAÚJO, C. A. ÁVILA. O que são “práticas informacionais”?. Informação em Pauta, v. 2, n. especial, p. 217-236, 2 nov. 2017.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa/Portugal: Edições 70. 1977.
BOBBIO, Norberto. Dicionário de política. Brasília: Universidade de Brasília; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2000.
BRÍGIDO, Edimar. Michel Foucault: uma análise do poder. Revista de Direito Econômico e Socioambiental, v. 4, n. 1, p. 56-75, 2013.
CHAUDIRON, S, IHADJADENE, M, I. De la recherche de l’information aux pratiques informationnelles. Études de communication: langages, information, médiations, v. 35, p. 13-30, 2010. Disponível em: https://journals.openedition.org/edc/2257. Acesso em: 20 jul. 2024
DATE, Roberta Naia et al. Aplicação do método ágil SCRUM em uma fundação educacional do setor público. Gestão e Projetos: GeP, v. 7, n. 2, p. 75-94, 2016.
FERREIRINHA, Isabella Maria Nunes; RAITZ, Tânia Regina. As relações de poder em Michel Foucault: reflexões teóricas. Revista de Administração Pública, v. 44, p. 367-383, 2010.
FONSECA, Nívea Rozeno et al. Gestão de projetos ágeis: um levantamento bibliométrico entre os anos de 2017 e 2021. Revista Tecnológica da Universidade Santa Úrsula, v. 6, n. 1, p. 142-161, 2023.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 1985.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 35. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
FROHMANN, Bernd. Taking information policy beyond information science: applying the actor network theory. Connectedness: Information, Systems, People, Organizations.
GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. N., CHICANEL, M.; A mudança de regimes de informação e as variações tecnológicas. In: IX ENANCIB, São Paulo, 2008.
MANIFESTO ÁGIL. Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software. 2001. Disponível em: http://manifestoagil.com.br/. Acesso em: 9 jul. 2024.
METODOLOGIA ÁGIL. Metodologia Ágil. Metodologia Ágil e Scrum: agilidade na entrega de produtos e projetos, 25 jan. 2025. Disponível em: https://metodologiaagil.com/. Aces-so em: 25 jan. 2025.
PAGANELLI, Céline. Réflexions sur la pertinence de la notion de contexte dans les études relatives aux activités informationnelles. Études de communication, p. 165-188, 2016.
STOICA, Marian; MIRCEA, Marinela; GHILIC-MICU, Bogdan. Software development: agile vs. traditional. Informática Econômica, v. 17, n. 4, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.