Análise do poder em rede na produção de informação e do conhecimento em contextos profissionais de desenvolvimento de sistemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2025v12e18002

Palavras-chave:

Ciência da Informação, tecnologia da informação, poder em rede, metodologias ágeis

Resumo

O presente estudo investiga os processos informacionais no contexto das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). O trabalho evidencia a dinâmica de poder em rede, com foco no papel do Analista-Desenvolvedor de sistemas e suas interações com os demais profissionais. A pesquisa tem como objetivo caracterizar aspectos do poder em rede de forma subjetiva, bem como as relações subjacentes que influenciam a produção de informação e conhecimento em ambientes que utilizam metodologias atuais. Dessa forma, busca-se avaliar a presença de um Regime de Informação nesse contexto. A investigação adota a perspectiva de Michel Foucault sobre as relações de poder, utilizando entrevistas semiestruturadas e Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que os modelos atuais, semelhantes às Metodologias Ágeis, são amplamente utilizados na produção de software em empresas na França, Espanha e Brasil, com perspectivas de expansão. Revela-se que as relações de poder operam de forma hierárquica em redes que incluem gestores, clientes, colegas e tecnologias específicas, com destaque para a "auto cobrança" dos Analistas-Desenvolvedores, influenciando tanto o processo quanto o resultado final na produção de sistemas informacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Claudio Jorge da Silveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, em  cotutela em Ciência da Informação e da Comunicação  pela Université Paul-Valéry Montpellier3, França, Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Especialista em Pedagógica em Docência pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, e Graduado em Processamento de dados pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Minas Gerais, e em Tecnologia de Redes de Computadores pelo Centro Universitário UNA. 

Mônica Erichsen Nassif, Universidade Fedral de Minas Gerais

Doutora e Mestra em Ciência da Informação, e Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Departamento de Teoria e Gestão da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Céline Paganelli, Université Paul-Valéry Montpellier 3

Doutora em Ciências da Informação e Comunicação. Professora na Université Paul-Valéry Montpellier 3, França.

Referências

ARAÚJO, C. A. ÁVILA. O que são “práticas informacionais”?. Informação em Pauta, v. 2, n. especial, p. 217-236, 2 nov. 2017.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa/Portugal: Edições 70. 1977.

BOBBIO, Norberto. Dicionário de política. Brasília: Universidade de Brasília; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2000.

BRÍGIDO, Edimar. Michel Foucault: uma análise do poder. Revista de Direito Econômico e Socioambiental, v. 4, n. 1, p. 56-75, 2013.

CHAUDIRON, S, IHADJADENE, M, I. De la recherche de l’information aux pratiques informationnelles. Études de communication: langages, information, médiations, v. 35, p. 13-30, 2010. Disponível em: https://journals.openedition.org/edc/2257. Acesso em: 20 jul. 2024

DATE, Roberta Naia et al. Aplicação do método ágil SCRUM em uma fundação educacional do setor público. Gestão e Projetos: GeP, v. 7, n. 2, p. 75-94, 2016.

FERREIRINHA, Isabella Maria Nunes; RAITZ, Tânia Regina. As relações de poder em Michel Foucault: reflexões teóricas. Revista de Administração Pública, v. 44, p. 367-383, 2010.

FONSECA, Nívea Rozeno et al. Gestão de projetos ágeis: um levantamento bibliométrico entre os anos de 2017 e 2021. Revista Tecnológica da Universidade Santa Úrsula, v. 6, n. 1, p. 142-161, 2023.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 1985.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 35. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

FROHMANN, Bernd. Taking information policy beyond information science: applying the actor network theory. Connectedness: Information, Systems, People, Organizations.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. N., CHICANEL, M.; A mudança de regimes de informação e as variações tecnológicas. In: IX ENANCIB, São Paulo, 2008.

MANIFESTO ÁGIL. Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software. 2001. Disponível em: http://manifestoagil.com.br/. Acesso em: 9 jul. 2024.

METODOLOGIA ÁGIL. Metodologia Ágil. Metodologia Ágil e Scrum: agilidade na entrega de produtos e projetos, 25 jan. 2025. Disponível em: https://metodologiaagil.com/. Aces-so em: 25 jan. 2025.

PAGANELLI, Céline. Réflexions sur la pertinence de la notion de contexte dans les études relatives aux activités informationnelles. Études de communication, p. 165-188, 2016.

STOICA, Marian; MIRCEA, Marinela; GHILIC-MICU, Bogdan. Software development: agile vs. traditional. Informática Econômica, v. 17, n. 4, 2013.

Downloads

Publicado

01-02-2025

Como Citar

Silveira, A. C. J. da, Nassif, M. E., & Paganelli, C. (2025). Análise do poder em rede na produção de informação e do conhecimento em contextos profissionais de desenvolvimento de sistemas. Ciência Da Informação Em Revista, 12, e18002. https://doi.org/10.28998/cirev.2025v12e18002

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Reports

Artigos Semelhantes

<< < 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.