Diretrizes, estratégias e ações voltadas para a gestão do conhecimento em empresas juniores

um estudo na Renovale Consultoria

Autores

  • Anderson Benício Jorge Universidade Federal da Paraíba
  • Márcia Maria de Medeiros Travassos Saeger Universidade Federal da Paraíba
  • Júlio Afonso Sá de Pinho Neto Universidade Federal da Paraíba
  • Tabira de Souza Andrade Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e17079

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Fatores Críticos de Sucesso, Cultura organizacional, Renovale Consultoria

Resumo

O conhecimento constitui-se como um componente fundamental nas organizações, desempenhando papel crucial em sua sobrevivência em um ambiente complexo, volátil e altamente competitivo. Nessa conjuntura, a gestão do conhecimento emerge como uma ferramenta capaz de facilitar melhores condições para a geração, disseminação e compartilhamento de conhecimentos no contexto organizacional. No âmbito das empresas juniores, compostas por estudantes com o intuito de desenvolver seus conhecimentos e competências, integrando teoria e prática, a gestão do conhecimento se mostra como uma estratégia capaz de estimular a difusão do conhecimento, contribuindo para a inovação e a melhoria de desempenho. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo identificar as diretrizes, estratégias e ações voltadas para a gestão do conhecimento adotadas pela Renovale Consultoria. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e utilizou como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, que foram realizadas com os membros da organização investigada. Os dados foram analisados a partir de uma análise de conteúdo, estabelecendo-se categorias de pesquisa. Os resultados evidenciaram que a Renovale Consultoria não possui uma política interna dirigida especificamente à gestão do conhecimento. No entanto, observou-se a existência de algumas práticas de gestão do conhecimento entre seus membros, as quais dependem da iniciativa individual, tais como pesquisas, comunicação por meio de plataformas digitais e repositórios de informações. Em relação a essas práticas, foram identificados alguns fatores críticos de sucesso relacionados à liderança, à gestão de processos e à cultura organizacional. Os resultados enfatizaram a necessidade de construir uma cultura organizacional que valorize o conhecimento na Renovale Consultoria.

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Biografia do Autor

Anderson Benício Jorge, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba.

Márcia Maria de Medeiros Travassos Saeger, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação, e Mestra e Graduada em Administração pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba.

Júlio Afonso Sá de Pinho Neto, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Comunicação e Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão. Professor do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

Tabira de Souza Andrade, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente e Mestra em Economia de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba e Graduada em Economia pela Universidade Federal de Campina Grande. Professora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

12/24/2024

Como Citar

Jorge, A. B., Saeger, M. M. de M. T., Pinho Neto, J. A. S. de, & Andrade, T. de S. (2024). Diretrizes, estratégias e ações voltadas para a gestão do conhecimento em empresas juniores: um estudo na Renovale Consultoria. Ciência Da Informação Em Revista, 11, e17079. https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e17079

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