A tomada de decisão no Lean Production baseada na gestão do conhecimento organizacional
uma revisão de literatura
Palavras-chave:
aprendizagem, compartilhamento de informação, informação, conhecimento, produção enxutaResumo
Essa pesquisa analisou o conhecimento produzido entre 2013 e 2022, relacionando os pontos de intersecção entre Gestão do Conhecimento, Tomada de Decisão e Produção Enxuta. Desse modo o estudo proposto assumiu uma abordagem qualitativa, quanto à intepretação dos dados. Com isso, foi realizado uma Revisão Sistemática de Literatura, os pesquisadores adotaram como técnica para tratamento dos dados a Análise de Conteúdo, implementando nesse processo como recurso tecnológico o software Excel® da Microsoft® e o ATLAS.TI®, permitindo processar os dados extraídos dos documentos presente na base de dados da Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações, EbscoHost e Periódico da Capes, totalizando 15 documentos incluso na pesquisa. Procedimento este relevante para pesquisa pois possibilitou concluir que as zonas de intersecção evolvendo Gestão do Conhecimento, Tomada de Decisão e Produção Enxuta, abrange esse tripé, idealizado por pessoas, compartilhamento de informação e tecnologia. Entre as contribuições científicas que esse artigo buscou contribuir o saber científico, consiste em evidenciar a lacuna que circunda a intersecção dos três elementos ressaltados no objetivo desse trabalho. Como sugestão para trabalhos futuros, é proposta uma pesquisa aplicada, visando elaborar um modelo baseado na Gestão do Conhecimento em Sistemas de Produção Enxuta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.