Recuperação de informação no Currículo Lattes

proposição de requisitos aplicando técnicas de filtragem para recuperação da produção acadêmica

Autores

  • Danielle Teixeira de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Leonora de Oliveira Rocha Universidade Federal de Minas Gerais
  • Patrícia Nascimento Silva Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2023v10lk

Palavras-chave:

Currículo Lattes, organização da informação, recuperação da informação, representação da informação

Resumo

O Currículo Lattes é uma base de dados gerida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para registro da produção acadêmico-científica e tecnológica no Brasil. O instrumento é essencial para registro das atividades dos pesquisadores e cumpre com seu objetivo, mas assim como qualquer aplicação com um longo ciclo de vida, há melhorias que podem ser realizadas para otimizar a recuperação das informações cadastradas nesta base. O presente estudo é uma pesquisa documental e aplicada, com abordagem qualitativa, que tem o objetivo geral de apresentar uma proposta para otimizar a recuperação da informação no âmbito da produção acadêmica registrada no Currículo Lattes. Para tanto, foram realizadas três etapas metodológicas: (i) diagnóstico inicial com uma breve caracterização e descrição do Currículo Lattes; (ii) identificação de elementos de recuperação a serem otimizados no âmbito da produção acadêmica e (iii) criação de um protótipo espelhado na plataforma apresentado sugestões de melhorias para recuperação de informação. Os resultados apresentados possibilitam que dados e informações sobre a produção acadêmica sejam recuperados de forma mais rápida e personalizada pelos usuários, impactando na visualização das informações, facilitando e otimizando a recuperação de informação pelos pesquisadores e usuários do Currículo Lattes. Concluiu-se que esta proposta de otimização, fundamentada principalmente nos princípios de organização e recuperação da informação, no contexto da Ciência da Informação, podem potencializar o serviço, apresentando as informações de forma personalizada e objetiva. Espera-se que a proposta seja um instrumento útil para a comunidade científica brasileira e que inspire as novas versões do Currículo Lattes.

Biografia do Autor

Danielle Teixeira de Oliveira , Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Bibliotecária-Documentalista da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Leonora de Oliveira Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Quality Assurance no Bernoulli.

Patrícia Nascimento Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento pela  Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunta do Departamento de Organização e Tratamento da Informação na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

13/10/2023

Como Citar

Oliveira , D. T. de, Rocha, L. de O., & Silva, P. N. (2023). Recuperação de informação no Currículo Lattes: proposição de requisitos aplicando técnicas de filtragem para recuperação da produção acadêmica. Ciência Da Informação Em Revista, 10(1/3), 1–19. https://doi.org/10.28998/cirev.2023v10lk

Edição

Seção

Artigos | Articles

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)