O comportamento do termo informação na ciência da informação

Autores

Palavras-chave:

Informação. Comportamento. Termo. Ciência da Informação.

Resumo

A informação enquanto conjunto de dados que os seres humanos dão sentido para interpretar fatos, por meio de um sistema de signos entre o transmissor e receptor, foi essencial para o desenvolvimento e sobrevivência da Ciência.  Enquanto elemento que constitui a tríade dado, informação e conhecimento, também estudado na Ciência da  Informação, o termo informação apresenta características generalistas quando analisado num contexto isolado. Dentre  os objetivos, a pesquisa buscou: 1) identificar e discutir o comportamento do termo informação em pesquisas científicas  da área de Ciência da Informação e; 2) realizar o mapeamento científico dos termos compostos formados por n-grama  gerados a partir do termo raiz. A pesquisa empírica foi realizada por meio da construção de algoritmos utilizando a  linguagem de programação Python que permitiu extrair a frequência de termos de 2.448 documentos. O termo  informação, na sua forma raiz, tem apresentado comportamento contínuo e regular ao longo do período analisado,  entretanto, os termos de composição como, por exemplo, “informação_tecnologia”, “recuperação_informação” e  “fonte_informação” somados, alcançam 41,98% da frequência do termo informação, apresentando maior especificidade  de conceitos junto ao domínio da linguagem da Ciência da Informação. O real comportamento do termo informação se  apresenta de maneira representativa e com maior especificidade através dos termos de composição, formados a partir do termo raiz. A interdisciplinaridade da Ciência da Informação contribuiu para o quantitativo e diversidade dos termos de composição extraídos do corpus.

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Biografia do Autor

Marcos de Souza

Pós-Graduação Stricto Sensu – nível doutorado em Gestão e Organização do Conhecimento na linha de pesquisa de Gestão & Tecnologia da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2016-2020);

Pós-Graduação Stricto Sensu – nível mestrado em Cognição e Linguagem na linha de pesquisa em Educação, Comunicação e Novas Tecnologias da Informação pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF (2011-2013);

Pós-Graduação Lato Sensu em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Espírito Santo – IFES (2011-2012);

Pós-Graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo – CeUSC (2010-2011);

Pós-Graduação Lato Sensu em Desenvolvimento de Aplicações para Web pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – CESJF (2005-2006);


Graduação Bacharelado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo – CeUSC (2001-2004).

Fernanda Gomes Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais

Bibliotecária na Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);

Doutorado em Gestão e Organização do Conhecimento pela UFMG (2015-2019);

Mestrado em Ciência da Informação pela UFMG (2012-2014);

Graduação em Biblioteconomia pela UFMG (2002-2005).

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Publicado

2023-03-30

Como Citar

Souza, M. de, & Almeida, F. G. (2023). O comportamento do termo informação na ciência da informação. Ciência Da Informação Em Revista, 8(3), 37–52. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/12065

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Artigos Originais | Original Articles

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