O Comportamento do termo dado na Ciência da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y839-54

Palavras-chave:

Dado. Comportamento. Termo. Ciência da Informação.

Resumo

Advindos de diferentes áreas, os termos dado, informação e conhecimento se tornaram objeto de estudo da Ciência da Informação, principalmente após o surgimento das Tecnologias da Informação. O termo dado, isoladamente, apresenta significado restrito e pouco informativo, sendo puramente objetivo, porém, representa matéria-prima para uma série de observações, medidas ou fatos. A pesquisa buscou identificar, por meio de frequências de comportamento, o comportamento do termo dado na área da Ciência da Informação, ao longo do período estudado e os seus principais termos formados por composições, além de criar uma classificação para os tipos de comportamentos. Foram realizadas, durante a pesquisa empírica, as etapas de coleta de dados, preparação e pré-processamento, transformação e apresentação dos dados, que resultou em uma frequência de termos extraídos do corpus. Considera-se, dentre os resultados, que o termo dado se apresenta, através de seu comportamento, de forma contínua e em ascensão ao longo do período analisado, entretanto, os termos compostos apresentam uma maior especificidade de domínio da linguagem, quando se comparado ao termo raiz como, por exemplo, os termos “base_dados”, “dados_pesquisa”, “coleta_dados”, “fonte_dados” e “banco_dados”, que somados, ultrapassam mais de 50% do termo raiz. O termo “gestão_dados” apresentou comportamento irregular em ascensão, o que permite inferir que pesquisas que abordam a temática começaram a ganhar notoriedade na área da Ciência da Informação nos últimos analisados.

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Biografia do Autor

Marcos de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-Graduação Stricto Sensu – nível doutorado em Gestão e Organização do Conhecimento na linha de pesquisa de Gestão & Tecnologia da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2016-2020);

Pós-Graduação Stricto Sensu – nível mestrado em Cognição e Linguagem na linha de pesquisa em Educação, Comunicação e Novas Tecnologias da Informação pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF (2011-2013);

Pós-Graduação Lato Sensu em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Espírito Santo – IFES (2011-2012);

Pós-Graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo – CeUSC (2010-2011);

Pós-Graduação Lato Sensu em Desenvolvimento de Aplicações para Web pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – CESJF (2005-2006);


Graduação Bacharelado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo – CeUSC (2001-2004).

Fernanda Gomes Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais

Bibliotecária na Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);

Doutorado em Gestão e Organização do Conhecimento pela UFMG (2015-2019);

Mestrado em Ciência da Informação pela UFMG (2012-2014);

Graduação em Biblioteconomia pela UFMG (2002-2005).

Referências

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Publicado

11/12/2021

Como Citar

Souza, M. de, & Almeida, F. G. (2021). O Comportamento do termo dado na Ciência da Informação. Ciência Da Informação Em Revista, 8(2), 39–54. https://doi.org/10.28998/cirev.%y839-54

Edição

Seção

Artigos Originais | Original Articles

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