Gestão da Informação e Qualidade: investimentos teóricos para a Ciência da Informação

Samuel Alves Monteiro

Resumo


Apresenta a relação da gestão da informação com o conceito de qualidade estabelecido pela Administração e que pode ser aplicável em serviços de informação, com a pretensão de explicitar conceituações dialógicas possíveis objetivando contribuir para o desenvolvimento teórico da Ciência da Informação. Dessa maneira, procurou-se, considerando por base uma análise teórica, discutir sobre o significado do termo informação apresentando diversas concepções de autores ligados à Ciência da Informação. Apresentam-se também, compreensões teóricas sobre gestão da informação ampliando a discussão em torno de sua aplicabilidade nas organizações, tendo como produto final informações de qualidade. Por fim procurou-se construir um diálogo da qualidade com a Ciência da Informação. E de forma conclusiva esse estudo percebeu a existência de uma imperiosa necessidade da Ciência da Informação em utilizar a qualidade como uma estratégia de base para resolução de seus problemas e dilemas informacionais. Indagações ainda pairam no ar. Como é possível desenvolver gestão da informação com qualidade? É possível qualificar a informação de maneira unívoca? Em que momento da gestão da informação, deve ser adotado a qualidade? Esses questionamentos provocam discussões posteriores que servirão de base teórica para futura estabilização de um conceito de “qualidade da informação” na Ciência da Informação.


Palavras-chave


Qualidade da Informação. Gestão da Informação. Ciência da Informação.

Texto completo:

PDF




Direitos autorais 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.


Ciência da Informação em Revista | E-ISSN 2358-0763 | Citações no Google Acadêmico

        

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, Maceió, Alagoas, Brasil
CEP: 57072-900 | Telefone: +55 82 3214 1342 | e-mail: cirev@ichca.ufal.br

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


 Os originais publicados na Ciência da Informação em Revista estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.