Práticas Informacionais e Competência Crítica em Informação como subsídios para um Desenvolvimento Sustentável

Autores

  • Renata Lira Furtado Universidade Federal do Pará
  • Maria Ivone Maia da Costa Universidade Federal do Pará
  • Renata Cortinhas Bulhões Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0001-6492-4921

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e17620

Palavras-chave:

Práticas Informacionais, competência crítica em informação, desenvolvimento sustentável

Resumo

O papel dos sujeitos informacionais como protagonistas em ações que promovam o acesso e o uso da informação de forma crítica e autônoma está referendado no arcabouço teórico das Práticas Informacionais e da Competência Crítica em Informação. Desse modo, surgem possibilidades de interação entre essas duas abordagens e ações práticas em torno do Desenvolvimento Sustentável. O objetivo deste artigo consiste em identificar nas Práticas Informacionais e na Competência Crítica em Informação subsídios que possam colaborar em intervenções práticas do Desenvolvimento Sustentável. O percurso metodológico foi fundamentado por uma pesquisa bibliográfica utilizando-se os recursos das Bases de dados Referenciais de Periódicos em Ciência da Informação, Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior e Google Acadêmico. A discussão sobre Desenvolvimento Sustentável abarca um vasto e complexo campo de pesquisas científicas, assim, para alcançar o objetivo proposto foi estabelecido uma análise embasada em 3 elementos: demanda informacional, sujeito informacional e ações do sujeito informacional e suas possíveis relações com os 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Nessa análise, foram observadas estreitas relações entre os três eixos abordados e possibilidades das Práticas Informacionais e da Competência Crítica em Informação ofertarem ferramentas informacionais e de aprendizagem para subsidiar ações empíricas voltadas para o Desenvolvimento Sustentável. Ressalta-se a necessidade de aprofundar e fomentar espaços de reflexão acerca de aspectos teóricos e da perspectiva de ações estratégicas que possam contribuir com a Agenda 2030 e os objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

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Biografia do Autor

Renata Lira Furtado, Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Campus Marília, Mestra em Ciência da Informação e Graduada em Arquivologia pela Universidade Estadual de Londrina. Professora do Curso de Graduação em Arquivologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e da Universidade Federal do Pará.

Maria Ivone Maia da Costa, Universidade Federal do Pará

Mestra em Ciência da Informação e Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Bibliotecária/Documentalista da Universidade Federal do Pará.

Renata Cortinhas Bulhões, Universidade Federal do Pará

Mestra em Ciência da Informação e Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará. Bibliotecária da Universidade Federal de Rondônia.

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Publicado

12/27/2024

Como Citar

Furtado, R. L., Costa, M. I. M. da, & Bulhões, R. C. (2024). Práticas Informacionais e Competência Crítica em Informação como subsídios para um Desenvolvimento Sustentável. Ciência Da Informação Em Revista, 11, e17620. https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e17620

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