Práticas Informacionais e Competência Crítica em Informação como subsídios para um Desenvolvimento Sustentável
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e17620Palavras-chave:
Práticas Informacionais, competência crítica em informação, desenvolvimento sustentávelResumo
O papel dos sujeitos informacionais como protagonistas em ações que promovam o acesso e o uso da informação de forma crítica e autônoma está referendado no arcabouço teórico das Práticas Informacionais e da Competência Crítica em Informação. Desse modo, surgem possibilidades de interação entre essas duas abordagens e ações práticas em torno do Desenvolvimento Sustentável. O objetivo deste artigo consiste em identificar nas Práticas Informacionais e na Competência Crítica em Informação subsídios que possam colaborar em intervenções práticas do Desenvolvimento Sustentável. O percurso metodológico foi fundamentado por uma pesquisa bibliográfica utilizando-se os recursos das Bases de dados Referenciais de Periódicos em Ciência da Informação, Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior e Google Acadêmico. A discussão sobre Desenvolvimento Sustentável abarca um vasto e complexo campo de pesquisas científicas, assim, para alcançar o objetivo proposto foi estabelecido uma análise embasada em 3 elementos: demanda informacional, sujeito informacional e ações do sujeito informacional e suas possíveis relações com os 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Nessa análise, foram observadas estreitas relações entre os três eixos abordados e possibilidades das Práticas Informacionais e da Competência Crítica em Informação ofertarem ferramentas informacionais e de aprendizagem para subsidiar ações empíricas voltadas para o Desenvolvimento Sustentável. Ressalta-se a necessidade de aprofundar e fomentar espaços de reflexão acerca de aspectos teóricos e da perspectiva de ações estratégicas que possam contribuir com a Agenda 2030 e os objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
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