Análise cibermétrica das redes sociais do projeto de boas práticas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e15541

Palavras-chave:

curadoria de conteúdo, Rede social, Instagram, Facebook, Disseminação da Informação

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar, por meio da cibermetria, os índices de interação e engaja-mento das redes sociais Instagram e Facebook do projeto de extensão Observatório de Boas Práti-cas em torno do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, durante os anos de 2021 e 2022. A pesquisa é de caráter quantitativo, sendo ex-ploratória-descritiva. Quanto aos resultados, é perceptível que a rede social Facebook, apesar de possuir menos seguidores, apresenta um maior engajamento informacional comparado ao Insta-gram. Além disso, as redes sociais têm sido uma ferramenta propulsora para a difusão e dissemina-ção das informações do Observatório de boas práticas em torno do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas. Verifica-se que a quantidade de seguidores do Instagram contribui para as intera-ções nessa rede social, e há a necessidade de aperfeiçoar estratégias que diminuam a evasão de seus seguidores. Por outro lado, o Facebook, apesar de ter menos seguidores, tem um comporta-mento mais interativo com as postagens, principalmente em relação aos índices de compartilha-mento das publicações. Conclui-se que há relevância no processo de divulgação dessas práticas nas redes sociais Facebook e Instagram, pois contribuem para ampliação da divulgação do trabalho de curadoria de conteúdo que está sendo realizado, bem como favorecem a publicização das ideias sobre boas práticas relacionadas ao tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilaydiany Cristina Oliveira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Mestra em Engenharia de Produção e Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do Departamento de Ciência da Informação  e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Gabrielle Tanus, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Miriam Martins de Paiva Vitor, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Jadna Fernandes Forte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Geanny Beatriz da Cruz Mendonça, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Referências

ARAÚJO, Ronaldo Ferreira de. Estudos métricos da informação na web e o papel dos profis-sionais da informação. Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, v. 2, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/17094. Acesso em: 28 out. 2022.

ARAÚJO, Ronaldo Ferreira de. Os estudos cibermétricos da informação: das estruturas web aos recursos da web social. In: ARAÚJO, Ronaldo Ferreira de. (org.). Estudos métricos da informação na web: atores, ações e dispositivos informacionais. Maceió: Edufal, 2015.

ARAÚJO, Ronaldo Ferreira de. Marketing científico digital e métricas de mídias sociais: indi-cadores-chave de desempenho de periódicos no Facebook. Informação & Sociedade: estu-dos, [S. l.], v. 28, n. 1, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/22063. Acesso em: 18 maio. 2023.

ARAUJO, Ronaldo Ferreira de.; ARAÚJO, Janiele Oliveira. O uso de redes sociais como estra-tégia de marketing em unidades de informação: estudo de caso da Biblioteca Pública Esta-dual Graciliano Ramos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 176–196, 2018. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/738. Acesso em: 18 maio. 2023.

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n. 1, p. 89-103, jan./dez. 2009. Acesso em: 18 maio. 2023.

BHARGAVA, Rohit. Manifesto For The Content Curator: The Next Big Social Media Job Of The Future? 2009. Disponível em: https://goo.gl/jn1yrE. Acesso em: 20 maio 2023.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede: a era da informação: economia, sociedade e cul-tura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CERIGATTO, Mariana Picaro; CASARIN, Helen Castro Silva. As mídias como fonte de infor-mação: aspectos para uma avaliação crítica. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Do-cumentação, v. 13, n. esp., p. 155-176, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/4753. Acesso em: 31 out. 2022.

FACEBOOK. Disponível em: http://www.facebook.com.br. Acesso em: 15 fev. 2024.

FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo; GUIMARÃES, Marcos Vinícius de Albuquerque. Uso das redes sociais digitais nos programas de pós-graduação em ciência da informação: contribui-ções para a comunicação e divulgação científica. Revista Bibliomar, São Luis, v. 19, n. 2, p. 193-217, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/150450. Acesso em: 20 maio 2023.

GRÁCIO, Maria Cláudia Cabrini; OLIVEIRA, Eli Francina Tannuri. A pesquisa brasileira em estudos métricos da informação: proximidade entre pesquisadores de destaque e áreas afins. Informação & Sociedade: estudos, v. 27, n. 2, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/32483/18203. Acesso em: 28 out. 2022.

LAGUENS, J. Curso de Content Curation: Concepto, definición y objetivos. Madrid: Editorial Universidad Carlos III, 2013.

MACEDO, Thiarlei Machado. Métricas de marketing digital sua aplicação nas ações de marketing das organizações: estudo de caso múltiplos. 2014. 119f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Pós-Graduação em Administração, Escola de Administra-ção, Universidade Federal do Rio grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

MARCONI, Marina de Andrade, LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia cientí-fica. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003.

RECUERO, Raquel. Curtir, compartilhar, comentar: trabalho de face, conversação e redes sociais no facebook. Verso e reverso, v. 28, n. 68, 117–127. 2014. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/versoereverso/article/view/ver.2014.28.68.06/4187. Acesso em: 28 out. 2022.

SILVA, Ilaydiany Cristina Oliveira; OLIVEIRA, Larissa Rosa de. Atuação profissional da área de Ciência da Informação nas redes sociais em tempos de COVID-19: um estudo de caso sobre o engajamento na WebConciB. In: SPUDEIT, Daniela; SOUZA, Claudia (org.). Atuação dos profissionais da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia em época de pandemia. Florianópolis, SC: Rocha Gráfica e Editora; Selo Nyota, 2020. p. 187-206.

SILVEIRA, Eduardo; AFONSO, Raffaela Dayane; MATIAS, Márcio; SILVEIRA, Eduardo. O twit-ter nas bibliotecas universitárias federais do sul do brasil: um estudo cibermétrico. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 12 n. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/11153/18564. Acesso em: 28 out. 2022.

SOBRAL, Natanael Vitor; BUFREM, Leilah Santiago. Estudos métricos da informação no bra-sil: um campo científico exitoso. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inova-ção em Saúde, v. 16, n. 1, 2022. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/3239/2504. Acesso em: 28 out. 2022.

TANUS, Gabrielle Francinne de S. C.; REIS, Débora Crystina; FERREIRA, Emanuelle Geórgia Amaral. Observatório de boas práticas em torno do livro, leitura, literatura e bibliotecas: espaço de mediação da informação. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Infor-mação, São Cristovão, v. 9, n. esp., p. 1–13, 2022. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/337/416. Acesso em: 28 out. 2022.

TANUS, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; SILVA, Ilaydiany Cristina Oliveira da. Carti-lha: curadoria de conteúdo para bibliotecários/as. Natal: edição das autoras, 2022. Disponí-vel em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47577. Acesso em: 30 abr. 2023.

TERRA, Carolina Frazon; CARVALHO, Eric de. Street art: das margens da sociedade para a comunicação organizacional: o grafite no ambiente digital como técnica de branding para relacionamento com o público consumidor metropolitano. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS E COMUNICAÇÃO, 14., 2014, Salvador. Anais [...]14º. Salvador: ALARP, 2014.

WURMAN, Richard Saul. Ansiedade de informação. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1991.

Downloads

Publicado

12/24/2024

Como Citar

Silva, I. C. O. da, Tanus, G. F. S. C., Vitor, M. M. de P., Forte, J. F., & Mendonça, G. B. da C. (2024). Análise cibermétrica das redes sociais do projeto de boas práticas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ciência Da Informação Em Revista, 11, e15541. https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e15541

Edição

Seção

Artigos | Articles

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.