Análise cibermétrica das redes sociais do projeto de boas práticas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e15541Palavras-chave:
curadoria de conteúdo, Rede social, Instagram, Facebook, Disseminação da InformaçãoResumo
Este estudo tem como objetivo analisar, por meio da cibermetria, os índices de interação e engaja-mento das redes sociais Instagram e Facebook do projeto de extensão Observatório de Boas Práti-cas em torno do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, durante os anos de 2021 e 2022. A pesquisa é de caráter quantitativo, sendo ex-ploratória-descritiva. Quanto aos resultados, é perceptível que a rede social Facebook, apesar de possuir menos seguidores, apresenta um maior engajamento informacional comparado ao Insta-gram. Além disso, as redes sociais têm sido uma ferramenta propulsora para a difusão e dissemina-ção das informações do Observatório de boas práticas em torno do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas. Verifica-se que a quantidade de seguidores do Instagram contribui para as intera-ções nessa rede social, e há a necessidade de aperfeiçoar estratégias que diminuam a evasão de seus seguidores. Por outro lado, o Facebook, apesar de ter menos seguidores, tem um comporta-mento mais interativo com as postagens, principalmente em relação aos índices de compartilha-mento das publicações. Conclui-se que há relevância no processo de divulgação dessas práticas nas redes sociais Facebook e Instagram, pois contribuem para ampliação da divulgação do trabalho de curadoria de conteúdo que está sendo realizado, bem como favorecem a publicização das ideias sobre boas práticas relacionadas ao tema.
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