Ciência da Informação e História: os estudos históricos nos programas de pós-graduação brasileiros da área de Ciência da Informação

Leonardo Gonçalves Silva, Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira

Resumo


Busca na literatura as relações entre Ciência da Informação e História. Verificar se os pesquisadores brasileiros da área da Ciência da Informação com formação em História realizam pesquisas históricas sobre o tema da informação. Revisão de literatura e análise dos currículos Lattes dos docentes com formação em História dos programas de pós-graduação da área de Ciência da Informação. A análise mostrou que mesmo havendo uma quantidade razoável de docentes com formação em História atuando nesses programas, são poucos os que realizam pesquisas históricas de contextos informacionais. As pesquisas históricas dentro da Ciência da Informação ainda são poucas e ainda necessitam ser mais realizadas. A realização de tais pesquisas podem enriquecer a área e trazer a ela novos tópicos de discussão e uma compreensão adensada da informação em diferentes contextos.


Palavras-chave


Ciência da Informação; História; Interdisciplinaridade; Brasil; Programas de Pós-Graduação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.28998/cirev.2019v6n2a



Direitos autorais 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.


Ciência da Informação em Revista | E-ISSN 2358-0763 | Citações no Google Acadêmico

        

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, Maceió, Alagoas, Brasil
CEP: 57072-900 | Telefone: +55 82 3214 1342 | e-mail: cirev@ichca.ufal.br

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


 Os originais publicados na Ciência da Informação em Revista estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.