As Fake News sob a perspectiva dos estudantes dos cursos de graduação e técnico em Biblioteconomia de Porto Alegre (RS): um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2021v8n2e

Palavras-chave:

Fake News. Biblioteconomia. Curso Técnico. Graduação. Desinformação. Pós-Verdade.

Resumo

Este estudo apresenta a relação dos alunos do curso técnico em Biblioteconomia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)- Campus Porto Alegre e do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com as fontes de informação e fake news. Para a realização da pesquisa, de caráter exploratório, utilizou-se como instrumento para a coleta dos dados um questionário que foi aplicado aos participantes, posteriormente analisados de forma qualitativa e quantitativa. Foram entrevistados 44 sujeitos, oriundos dos cursos técnico e graduação em Biblioteconomia. Como resultado da pesquisa, destaca-se a importância de abordar a temática fake news e enfocar a alfabetização midiática e informacional (AMI), tanto em ações de extensão como cursos e palestras, quanto na inclusão dos currículos dos cursos, a fim de preparar os futuros técnicos e bibliotecários para lidar com o fenômeno da desinformação, e atuarem na orientação do acesso e uso de mídias, e produção da informação pela sociedade.

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Biografia do Autor

Bruno Fortes Luce, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Mestrado no Programa de pós-graduação em informática na educação, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Possui graduação em Jornalismo pelo Centro Universitário Metodista (2011) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Fake News, Desinformação, Hiper-informação, Letramento Informacional, pós-verdade, gelateca, análise bibliométrica, repositórios digitais. No jornalismo atuou em assessorias de imprensa com experiencia em gestão de crise.

Laura Valladares Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) no curso A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno (EAD). Mestra em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Bibliotecas Escolares e Especializadas.

Filipe Xerxeneski da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação em Ciências (PPGECQVS - UFRGS) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação em Ciências (PPGECQVS - UFRGS). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e especialização em Novas Tecnologias na Educação pela Universidade Aberta do Brasil.(2015). Foi conteudista do Curso Técnico em Biblioteconomia EAD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre , Chefe da Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul- Campus Porto Alegre. Apresenta interesse por temas como acesso à informação, acessibilidade, bibliotecas digitais e virtuais e comunicação e produção científica e redes de colaboração científica.

Lizandra Brasil Estabel, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Informática na Educação - PGIE/UFRGS, possui Especialização em Informática na Educação - PGIE/UFRGS e graduação em Biblioteconomia pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO/UFRGS). Coordenadora e Professora do Curso Técnico em Biblioteconomia, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)- Campus Porto Alegre. Professora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu do Mestrado Profissional em Informática na Educação do IFRS. Docente Permanente e orientadora de Mestrado e de Doutorado no PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS (PPGEC/UFRGS). Coordenadora do GT RS/POA de Leitura Inclusiva da Rede Nacional de Leitura Inclusiva da Fundação Dorina Nowill para Cegos (FDN). Coordenadora do Programa CERLIJ: leitura, informação, acessibilidade e literatura no Curso Técnico em Biblioteconomia. Prêmio de Pesquisa Emerald/CAPES - Edição 2015 na categoria Ciência da Informação. Membro do Comitê Gaúcho de Acessibilidade: Tecnologia e Informação (CGATI). Foi Coordenadora Pedagógica e Tecnológica e Professora do Curso de Especialização em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade (EBEA) da FABICO/UFRGS, na modalidade EAD. Coordenou os Cursos de Extensão em EAD de Bibliotecas Públicas e Escolares - BIBLIOTEC I, II e III (FABICO/UFRGS), Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade (SECADI/MEC, UAB e SEAD/UFRGS), CAPATEC (MEC, UAB e SEAD/UFRGS), CAPADOC (PROGESP/UFRGS), Conexões de Leitura na Biblioteca Escolar, entre outros. Coordenou o primeiro curso nacional de Técnico em Biblioteconomia, na modalidade EAD, ofertado pela Rede ETEC/Brasil do MEC. Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa LEIA (Leitura, Informação e Acessibilidade), da FABICO/UFRGS e IFRS onde desenvolve pesquisa sobre a inclusão social, informacional e digital de pessoas com deficiência e com doenças crônicas (Fibrose Cística). Coordenadora do Projeto de Pesquisa Acessibilidade e Inclusão de Adolescentes com Fibrose Cística no Uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação e na Criação de Game V. Tem experiência nas áreas de Ciências da Informação, Informática na Educação e Educação Aberta e a Distância (EAD), atuando principalmente nos seguintes temas: Biblioteconomia, Leitura, Information Literacy, Literacia em Saúde, Mídias Sociais, Inclusão Social e Digital, Acessibilidade, Formação de professores e bibliotecários, Makerspace e EAD mediada por computador. 

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Publicado

2021-11-12

Como Citar

Luce, B. F., Soares, L. V., da Silveira, F. X., & Estabel, L. B. (2021). As Fake News sob a perspectiva dos estudantes dos cursos de graduação e técnico em Biblioteconomia de Porto Alegre (RS): um estudo de caso. Ciência Da Informação Em Revista, 8(2), 72–86. https://doi.org/10.28998/cirev.2021v8n2e

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Reports

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