Biblioterapia: das dissertações e teses aos cursos de Biblioteconomia no Brasil

Mariza Inês da Silva Pinheiro, Daniela Duarte Ramires

Resumo


O estudo objetiva identificar na literatura científica brasileira os enfoques dados à biblioterapia, sob o viés da Biblioteconomia e da Ciência da Informação nas teses e dissertações e também verificar a existência da disciplina Biblioterapia nos cursos de Biblioteconomia do Brasil. A pesquisa ocorreu em dois momentos: primeiro momento foi analisado os documentos (teses e dissertações) recuperados na busca da base de dados BDTD/IBICT com o tema biblioterapia, em segundo momento, realizou-se um levantamento sobre as 36 universidades brasileiras que possuem o curso de Biblioteconomia e entre essas quantas oferecem a disciplina de biblioterapia como opção nos QSL dos cursos. Foram encontradas entre teses e dissertações 14 itens em diversas áreas do conhecimento, sendo assim optou-se em analisar os sete documentos no qual as áreas abrangentes são: Biblioteconomia, Ciência da Informação e Gestão da Informação. Observou-se que não existe uma única área de conhecimento responsável pela biblioterapia, pois a mesma trata-se de uma atividade multidisciplinar. Constatou-se que somente uma universidade disponibiliza a disciplina de biblioterapia como uma opção de agregar conhecimentos aos discentes interessados nesse campo de atuação.

 


Palavras-chave


Biblioterapia.Bibliotecário.Cursos de Bacharel em Biblioteconomia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.28998/cirev.2020v7n1j



Direitos autorais 2020 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.


Ciência da Informação em Revista | E-ISSN 2358-0763 | Citações no Google Acadêmico

        

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, Maceió, Alagoas, Brasil
CEP: 57072-900 | Telefone: +55 82 3214 1342 | e-mail: cirev@ichca.ufal.br

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


 Os originais publicados na Ciência da Informação em Revista estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.