Biblioterapia: análise dos artigos indexados na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI)

Jéssica da Silva Gadelha, Gabrielle Francinne de S. C. Tanus

Resumo


Para conhecer mais sobre a biblioterapia, propõem-se, nesta pesquisa, a análise das publicações sobre a biblioterapia indexadas na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI). Assim realizou-se um estudo bibliométrico das seguintes variáveis: autores, periódicos e ano de publicação a fim de explorar como esse campo de estudo e de prática vem se comportando no decorrer dos anos. A análise de conteúdo também foi utilizada a fim de identificar por meio da leitura dos artigos empíricos, a atuação do profissional bibliotecário, os usuários envolvidos e os ambientes das ações. A partir dos dados coletados, avaliou-se que a produção da biblioterapia é pouco produzida no âmbito científico, havendo uma concentração significativa em torno de alguns autores e periódicos. Todavia, a temática analisada apresentou um certo crescimento na presente década. Em relação ao público-alvo a maior parte dos estudos envolvem as crianças e os idosos. E os ambientes mais recorrentes são os hospitais e os asilos. Conclui-se que a biblioterapia é uma perspectiva de atuação para o bibliotecário que deseja se inserir na área humanística, e devido a sua complexidade é necessária que essa prática seja executada interdisciplinarmente, abrangendo outras áreas do conhecimento.


Palavras-chave


Biblioterapia; Bibliometria; Atuação do Bibliotecário; Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI).

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.28998/cirev.2019v6n1j



Direitos autorais 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.


Ciência da Informação em Revista | E-ISSN 2358-0763 | Citações no Google Acadêmico

        

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, Maceió, Alagoas, Brasil
CEP: 57072-900 | Telefone: +55 82 3214 1342 | e-mail: cirev@ichca.ufal.br

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


 Os originais publicados na Ciência da Informação em Revista estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.