Avaliação da qualidade das bases de dados BRAPCI e PERI da área de Ciência da Informação

Autores

  • Welze Rocha Arruda Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Carla Beatriz Marques Felipe Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Raimunda Fernanda dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2020v7n1h

Palavras-chave:

Critérios de qualidade - Base de Dados. Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação - BRAPCI. PERI.

Resumo

Este trabalho avalia as Bases de Dados da área de Ciência da Informação, BRAPCI e PERI, no que diz respeito aos critérios de qualidade estabelecidos na literatura. A partir disso, conceitua fontes de informação e descreve as suas tipologias, além de descrever o que vem a ser Bases de Dados e sua função relacionadas à produção cientifica. Descreve também as bases na área de Ciências da Informação e demonstra sua relevância para a consolidação da área. Quanto ao procedimento metodológico, utiliza os procedimentos descritivo e comparativo, por meio da observação não participante como método para a realização dos objetivos propostos. Por fim, apresenta os resultados de acordo com os critérios adotados por Sayão, concluindo que as duas Bases de dados analisadas se encontram dentro dos critérios propostos, exceto no item apresentação na Base de Dados PERI, no qual houve sugestões para a sua adequação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Welze Rocha Arruda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Carla Beatriz Marques Felipe, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutoranda em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e UFRJ. Professora do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da UFRJ.

Raimunda Fernanda dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da UFRJ.

Downloads

Publicado

2020-05-16

Como Citar

Arruda, W. R., Felipe, C. B. M., & Santos, R. F. dos. (2020). Avaliação da qualidade das bases de dados BRAPCI e PERI da área de Ciência da Informação. Ciência Da Informação Em Revista, 7(1), 121–137. https://doi.org/10.28998/cirev.2020v7n1h

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Reports

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.