Práticas de inserção de trabalhos de conclusão de curso na Biblioteca Digital de Monografias da UFRN

Kimberli Vitória Valões Carvalho, Raimunda Fernanda dos Santos, Fernando Luiz Vechiato

Resumo


Discorre sobre a organização e gestão da informação em repositórios institucionais de acesso aberto. Tem como objetivo relatar as práticas de arquivamento e organização dos trabalhos de conclusão de curso da coleção de Ciências Sociais Aplicadas na Biblioteca Digital de Monografias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Objetiva especificamente apresentar a resolução da criação da Biblioteca Digital de Monografias dos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas dessa instituição; descrever os procedimentos realizados para a inserção das monografias no sistema; apresentar sugestões de melhorias a serem implementadas nas práticas já realizadas nesse contexto. Utiliza em seu percurso metodológico pesquisa bibliográfica, documental, descritiva e exploratória com abordagem qualitativa tendo como universo de estudo a coleção do Centro de Ciências Sociais Aplicadas disponível nesse repositório. Conclui apresentando sugestões de melhorias para a organização, gestão e divulgação das produções científicas armazenadas na Biblioteca Digital em questão, através da indicação de ações, procedimentos e diretrizes que corroborem para essa finalidade. Destaca a importância da organização da informação e gestão nos repositórios digitais e evidencia que as sugestões de melhorias apresentadas no presente relato de experiência podem ser implementadas e/ou aperfeiçoadas em Repositórios Institucionais que adotam práticas semelhantes.

Palavras-chave


Biblioteca Digital de Monografias. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Repositório Institucional. Organização da Informação – Repositórios Digitais Institucionais.

Texto completo:

PDF

Referências


CAMARGO, L. S. A.; VIDOTTI, S. A. B. G. Uma estratégia de avaliação em repositórios digitais. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS (SNBU), 26., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: s.n, 2008. v. 15, p. 1-6. Disponível em: . Acesso em: 16 out. 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IBICT). Sobre repositórios digitais. 201-. Disponível em: . Acesso em: 29 ago. 2017.

MASSON, S. M. Os repositórios digitais no âmbito da sociedade informacional. PRISMA.COM, [S. l.], v.1, n.7, p.105-152. Disponível em: < http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/view/679>. Acesso em: 15 out. 2017.

SANTÁREM SEGUNDO, J. E. Representação iterativa: um modelo para repositórios digitais. 2010. 225 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília - Sp, Marília, 2010. Disponível em: . Acesso em: 03 set. 2017.

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Resolução n° 054/2014-CONSEPE, 11 de março de 2014. Natal, RN: UFRN, 2014. Estabelece normas sobre a política institucional de informação do Repositório de Informação Acessível (RIA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Disponível em: . Acesso em: 03 set. 2017.

______. Resolução n° 062/2015-CONSEPE, de 05 de maio de 2015. Estabelece normas sobre a Política Institucional de Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN no que se refere a sua Biblioteca Digital de Monografias e outros produtos de Trabalhos de Conclusão de Cursos de Graduação e Especialização (BDM). Natal, RN: UFRN, 2015. Disponível em: . Acesso em: 03 set. 2017.

______. Resolução n° 059/2010-CONSEPE, de 13 de abril de 2010. Estabelece normas sobre a Política Institucional de Informação Técnico Científica na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN no que se refere ao seu Repositório Institucional (RI). Natal, RN: UFRN, 2010. Disponível em: . Acesso em: 03 set. 2017.






Direitos autorais 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.


Ciência da Informação em Revista | E-ISSN 2358-0763 | Citações no Google Acadêmico

        

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, Maceió, Alagoas, Brasil
CEP: 57072-900 | Telefone: +55 82 3214 1342 | e-mail: cirev@ichca.ufal.br

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


 Os originais publicados na Ciência da Informação em Revista estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.