Indexação de xilogravuras de cordel: uma abordagem sob a perspectiva cognitiva

Raimunda Fernanda dos Santos, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque, Dulce Amélia de Brito Neves

Resumo


Estuda aspectos relativos à indexação, operação que visa extrair o conteúdo dos objetos informacionais para fins de sua recuperação, acesso e uso. Objetiva identificar os aspectos cognitivos inerentes à atividade de indexação de xilogravuras de capas de folhetos de cordel efetuada por profissionais da informação. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica para a fundamentação teórica do assunto estudado, seguida de um delineamento de caráter exploratório e descritivo com um estudo de caso contemplando um grupo experimental de sujeitos indexadores que trabalham em unidades de informação que possuem acervos de cordel para fins de aplicação de um questionário e da técnica de protocolo verbal individual cuja inspeção dos dados obtidos foi efetuada por meio da técnica de análise de conteúdo. Constata que, através dos processos cognitivos, as participantes da pesquisa desenvolveram estratégias que viabilizam a atividade de indexação das xilogravuras, analisando e identificando os elementos presentes nas imagens e os seus respectivos referentes. Porém, como subsídio informacional foram consultados os títulos e os versos dos próprios folhetos cujas xilogravuras estavam sendo representadas. Conclui que a complexidade inerente à atividade de indexação de imagens como as xilogravuras não está apenas associada ao fato da necessidade e compreensão do profissional da informação acerca de um conceito contido em recursos não textuais, faz-se necessário que esse profissional identifique a maneira como os conceitos estão sendo apropriados pelos usuários, uma vez que essas imagens retratam o imaginário e a cultura popular.


Palavras-chave


Informação imagética. Indexação de imagens - metacognição. Xilogravuras de cordel.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.28998/cirev.2019v6n1e



Direitos autorais 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.


Ciência da Informação em Revista | E-ISSN 2358-0763 | Citações no Google Acadêmico

        

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, Maceió, Alagoas, Brasil
CEP: 57072-900 | Telefone: +55 82 3214 1342 | e-mail: cirev@ichca.ufal.br

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


 Os originais publicados na Ciência da Informação em Revista estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.