Práticas de organização e tratamento da informação em órgãos oficiais de perícia criminal: novos cenários para a atuação do profissional da informação

Autores

  • Raimunda Fernanda dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Lehi Bezerra Aguiar Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2020v7n2c

Palavras-chave:

Bibliotecário- habilidades. Bibliotecário- competências. Organização da Informação – Perícia Criminal. Organização do Conhecimento – Perícia Criminal. Órgãos oficiais de perícia criminal.

Resumo

Estuda as atividades que podem ser desempenhadas pelo Bibliotecário no campo da perícia criminal, com base em suas competências e habilidades. Tem como objetivo geral evidenciar as principais tarefas que podem ser desenvolvidas por esse profissional em Órgãos Oficiais de Perícia Criminal no que diz respeito à organização, tratamento e recuperação da informação. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental com abordagem exploratório-descritiva a partir de dados extraídos da Classificação Brasileira de Ocupações do Perito Criminal e do Bibliotecário, bem como da aplicação de entrevista semiestruturada a dois profissionais que atuam na Perícia Criminal. Apresenta atividades que podem ser desempenhadas pelo Bibliotecário para contribuir com as atividades realizadas pelos Peritos Criminais nesses órgãos. Essas atividades possuem relações entre si e contribuem para os processos de organização, representação e recuperação da informação nessas instituições. Conclui ressaltando que todas as tarefas apresentadas precisam estar correlacionadas ao saber fazer do Bibliotecário, cabendo a esse profissional agregar as dimensões da competência (conhecimentos, habilidades e atitudes) em qualquer ambiente de trabalho, inclusive em Órgãos Oficiais de Perícia Criminal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimunda Fernanda dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Adjunta do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Lehi Bezerra Aguiar, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bibliotecário-Documentalista na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2020-09-03

Como Citar

Santos, R. F. dos, & Aguiar, L. B. (2020). Práticas de organização e tratamento da informação em órgãos oficiais de perícia criminal: novos cenários para a atuação do profissional da informação. Ciência Da Informação Em Revista, 7(2), 33–53. https://doi.org/10.28998/cirev.2020v7n2c

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Reports

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.