Biblioterapia na produção científica stricto sensu no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Biblioterapia. Competências do bibliotecário.

Resumo

Percebe-se que qualquer área do conhecimento, desde a sua gênese, norteia-se com base em paradigmas moldados pelas transformações sociais. Diante deste cenário, a profissão do bibliotecário vem sofrendo também inúmeras transformações oriundas das necessidades que envolvem seus usuários. A Biblioteconomia pode ser entendida como um campo científico que se preocupa em dar acesso a documentos, sendo caracterizada pelo enfoque material (das coleções  de documentos), enfoque organizacional (relacionado a infraestrutura física e administrativa da biblioteca), enfoque  intelectual (tratamento informacional dado aos documentos para que possam ser recuperados) e o enfoque do usuário.  Neste sentido, surge como uma nova possibilidade de atuação a biblioterapia que consiste na adoção da leitura no tratamento de pacientes com algum tipo de transtorno psíquico ou psicológico. Por ser um ramo de atividade do  bibliotecário ainda pouco explorado, pretende-se responder à seguinte questão de pesquisa: como a biblioterapia tem sido abordada na produção científica stricto sensu no Brasil? A pesquisa é caracterizada como qualitativa, com objetivos  exploratório e descritivo e avaliou as teses e dissertações disponíveis nas bibliotecas digitais de teses e dissertações da  Capes e do Ibict. Com a análise dos resultados, foi possível concluir que a biblioterapia tem sido pouco explorada na  Ciência da Informação, o que demanda um esforço conjunto de pesquisadores e instituições de ensino para consolidar o  estudo desta disciplina na perspectiva do bibliotecário.

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Biografia do Autor

Cristiano Moreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em ciências contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007). Especialista em Finanças e Controladoria pela Universidade Federal de Minas Gerais (1º/2008), Mestre em Economia de Empresas pela Fead/MG (01º/2011), Doutorando em Gestão e Organização do conhecimento (UFMG) e graduando em Biblioteconomia (Claretiano). 

Raíssa Yuri Hamanaka, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Ciência da Informação PPGCI-UEL. Mestre em Gestão e Organização do Conhecimento PPGGOC-UFMG (2018-2019), bacharel em Biblioteconomia pela ECI-UFMG (2014-2017), técnica em Informática pela Escola Técnica Vital Brasil (2011-2013). Tem interesse em temas relacionados a organização do conhecimento e da informação, Sistemas de Organização do Conhecimento (SOCs), modelagem de processos, gestão de processos de negócio, metodologias de gestão de processos, gestão de dados, e-Science, curadoria digital, repositórios digitais e dados de pesquisa.

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Publicado

2023-03-30

Como Citar

Moreira, C., & Hamanaka, R. Y. (2023). Biblioterapia na produção científica stricto sensu no Brasil. Ciência Da Informação Em Revista, 8(3), 3–19. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/11782

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