O papel do bibliotecário escolar no desenvolvimento de habilidades informacionais
um estudo na rede estadual de ensino em Manaus-AM
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e18587Palavras-chave:
biblioteca escolar, competência em informação, bibliotecário, habilidade em informação, pesquisa escolarResumo
Apresenta um estudo sobre a biblioteca escolar e o seu papel no desenvolvimento de competência em informação, por meio da participação ativa do bibliotecário escolar em escolas da rede estadual de ensino localizadas na cidade de Manaus no Amazonas. Este artigo tem como objetivo analisar se as atividades desempenhadas pelos bibliotecários nas bibliotecas escolares contribuem para o desenvolvimento de competência em informação, junto aos alunos do ensino fundamental. A metodologia consolidou-se em uma pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica e de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa, com aplicação de questionário online coletando informações relacionadas às práticas desenvolvidas pelos bibliotecários escolares em relação às habilidades informacionais de seus usuários. Os resultados apontam que que não há uma metodologia de trabalho estabelecida entre bibliotecários, professores e gestores. Conclui-se que para a biblioteca escolar esteja presente de forma ativa no contexto educacional, deve-se enfatizar o papel do bibliotecário nesse processo, como mediador entre a informação e o usuário, contribuindo, dessa forma, para a formação e o desenvolvimento da competência em informação.
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