O papel do bibliotecário escolar no desenvolvimento de habilidades informacionais

um estudo na rede estadual de ensino em Manaus-AM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e18587

Palabras clave:

biblioteca escolar, competência em informação, bibliotecário, habilidade em informação, pesquisa escolar

Resumen

Presenta un estudio sobre la biblioteca escolar y su papel en el desarrollo de la competencia informacional, a través de la participación activa del bibliotecario escolar en escuelas públicas ubicadas en la ciudad de Manaus, en Amazonas. Este artículo tiene como objetivo analizar si las actividades realizadas por los bibliotecarios en las bibliotecas escolares contribuyen al desarrollo de la competencia informacional entre los estudiantes de educación primaria. La metodología se consolidó en una investigación exploratoria, descriptiva, bibliográfica y de campo, con enfoque cuantitativo y cualitativo, con la aplicación de un cuestionario en línea que recopiló información relacionada con las prácticas desarrolladas por los bibliotecarios escolares en relación con las habilidades informacionales de sus usuarios. Los resultados indican que no existe una metodología de trabajo establecida entre bibliotecarios, docentes y directivos. Se concluye que para que la biblioteca escolar esté presente activamente en el contexto educativo se debe enfatizar el papel del bibliotecario en este proceso, como mediador entre la información y el usuario, contribuyendo así a la formación y desarrollo de la competencia en información.

 

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Biografía del autor/a

Amanda de Queiroz Bessa, Universidade Federal do Amazonas

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas. Professora Adjunto do Curso de Biblioteconomia da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas.

Mateus Rebouças do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas.

Tatiana Brandão Fernandes, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência, em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestra em Ciências da Comunicação e Especialista em Monitoramento e Inteligência Competitiva pela Universidade Federal do Amazonas. Professora Associada do Curso de Biblioteconomia da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas.

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Publicado

2024-12-26

Cómo citar

Bessa, A. de Q., Nascimento, M. R. do, & Fernandes, T. B. (2024). O papel do bibliotecário escolar no desenvolvimento de habilidades informacionais: um estudo na rede estadual de ensino em Manaus-AM. Ciência Da Informação Em Revista, 11, e18587. https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e18587

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