A Influência do Open Acess nas Comunidade Acadêmicas da Área de Biblioteconomia no Nordeste do Brasil

Virgínia Bárbara de Aguiar Alves, Maria Manuel Borges

Resumo


A pesquisa, que vem sendo desenvolvida, pretende verificar a influência do Open Access, nas comunidades acadêmicas da área de biblioteconomia das Universidades Federais da Região Nordeste do Brasil. O objetivo deste estudo é identificar e discutir a influência do Movimento Open Access (OA), nas comunidades acadêmicas da área de Biblioteconomia das Universidades Federais da Região Nordeste do Brasil. Para a realização da investigação, a metodologia adotada consiste na combinação da abordagem qualitativa e da quantitativa. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram o questionário e a entrevista. Os questionários foram aplicados aos professores e alunos dos cursos de Biblioteconomia, com a finalidade de verificar os efeitos e as consequências do movimento sobre estas comunidades, visando responder à seguinte questão: Quais os efeitos/consequências que a “via verde” e a “via dourada” de disseminação da informação trazem para a comunicação científica? Os resultados do inquérito aplicado aos professores dos cursos de Biblioteconomia da Região Nordeste do Brasil que serão abordados neste trabalho, mostram claramente o impacto do OA no Brasil e, de uma forma muito especifica, nas comunidades acadêmicas da área de Biblioteconomia no Nordeste do Brasil.


Palavras-chave


Open Access. Acesso livre. Open Access – influência. Acesso livre (Open Access) - Região Nordeste do Brasil.

Texto completo:

PDF




Direitos autorais 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.


Ciência da Informação em Revista | E-ISSN 2358-0763 | Citações no Google Acadêmico

        

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, Maceió, Alagoas, Brasil
CEP: 57072-900 | Telefone: +55 82 3214 1342 | e-mail: cirev@ichca.ufal.br

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


 Os originais publicados na Ciência da Informação em Revista estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.