O movimento disruptivo da Ciência Aberta presente na obra cinematográfica “O óleo de Lorenzo”

Autores

Palavras-chave:

Ciência Aberta, pesquisa científica, cinema na ciência, análise fílmica, método científico

Resumo

Este estudo tem como objetivo demonstrar o enquadramento da Ciência Aberta no filme O Óleo de Lorenzo, de 1992. Trata-se de um roteiro cinematográfico baseado em fatos reais que reproduz a luta de um garoto e de seus pais contra uma doença degenerativa, a Adrenoleucodistrofia (ALD). Além disso, o filme retrata o ambiente da pesquisa científica. Comovente, o filme apresenta um verdadeiro aprendizado para aqueles que o assistem. Com sobrecarga emocional, a história resgata valores como a persistência, superação, determinação, dedicação e amor ao próximo. No contexto científico, aborda questões éticas, desinteresse governamental, de pesquisadores e de fundações de apoio, mas também, o espírito desbravador de pesquisadores em início de carreira e de alguns já em vias de se aposentar. Este estudo, pode ser caracterizado como bibliográfico, documental e descritivo, sustentado por uma análise fílmica com foco na Ciência Aberta, presente nesta obra, como possibilidade de desenvolver investigação mais eficiente, com a cooperação de laboratórios de pesquisa de diversos países, acesso livre a resultados de pesquisa em artigos científicos e comunicações em eventos. Por fim, menciona-se a necessidade de investimentos em pesquisa e destaca-se a real importância da ciência para a sociedade. A análise foi realizada em dois momentos, na decomposição do filme e, por meio da análise de conteúdo utilizando quatro unidades de análises. Com relação à Ciência Aberta, em vários momentos, podem ser identificados lastros disruptivos que alinham o roteiro fílmico a eventos relacionados aos debates, disputas e práticas desse movimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nivaldo Calixto Ribeiro, Universidade Federal de Lavas

Doutorando em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Administração, linha de pesquisa em Gestão Estratégica, Marketing e Inovações. Graduação em Biblioteconomia e Especialista em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário de Formiga. Foi professor colaborador do Centro Universitário de Formiga, da Escola Superior em Meio Ambiente, bibliotecário da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e atualmente é Bibliotecário da Universidade Federal de Lavras.

Dalgiza Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Docente da Escola de Ciência da Informação/Programa de Pós-Graduação em Gestão da Organização e do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCI/UFMG). Mestre em Ciência da Informação (PPGCI/UFMG-2005). Bacharel em Biblioteconomia (Escola de Biblioteconomia/UFMG). Coordenadora do Programa Carro-Biblioteca/ECI (10/2013-10/2015)

Jonas Aron Cardoso Diniz, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGGOC/UFMG).

Downloads

Publicado

2023-08-02

Como Citar

Ribeiro, N. C., Oliveira, D. A., & Diniz, J. A. C. (2023). O movimento disruptivo da Ciência Aberta presente na obra cinematográfica “O óleo de Lorenzo”. Ciência Da Informação Em Revista, 10(1/3), 1–17. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/14133

Edição

Seção

Artigos | Articles

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.