A Influência do Open Acess nas Comunidade Acadêmicas da Área de Biblioteconomia no Nordeste do Brasil
DOI :
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y140-46Mots-clés :
Open Access. Acesso livre. Open Access – influência. Acesso livre (Open Access) - Região Nordeste do Brasil.Résumé
A pesquisa, que vem sendo desenvolvida, pretende verificar a influência do Open Access, nas comunidades acadêmicas da área de biblioteconomia das Universidades Federais da Região Nordeste do Brasil. O objetivo deste estudo é identificar e discutir a influência do Movimento Open Access (OA), nas comunidades acadêmicas da área de Biblioteconomia das Universidades Federais da Região Nordeste do Brasil. Para a realização da investigação, a metodologia adotada consiste na combinação da abordagem qualitativa e da quantitativa. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram o questionário e a entrevista. Os questionários foram aplicados aos professores e alunos dos cursos de Biblioteconomia, com a finalidade de verificar os efeitos e as consequências do movimento sobre estas comunidades, visando responder à seguinte questão: Quais os efeitos/consequências que a “via verde” e a “via dourada” de disseminação da informação trazem para a comunicação científica? Os resultados do inquérito aplicado aos professores dos cursos de Biblioteconomia da Região Nordeste do Brasil que serão abordados neste trabalho, mostram claramente o impacto do OA no Brasil e, de uma forma muito especifica, nas comunidades acadêmicas da área de Biblioteconomia no Nordeste do Brasil.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional. 2019
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.