Política de Informação: um olhar sobre portais de transparência brasileiros

Isa Maria Freire, Herbert de Oliveira Rego

Resumo


Apresenta resultados de exercício teórico sobre portais de transparência brasileiros na perspectiva de políticas públicas de informação para cidadania. Discorre sobre a distribuição do ranking dos portais de transparência das capitais brasileiras, conforme Beghin e Zigoni (2014). Aborda a relevância do conceito de accountability no âmbito da Lei de Acesso à Informação brasileira, destacando as informações disponibilizadas nos portais citados no ranking de transparência das capitais brasileiras. Destaca, na discussão sobre políticas de informação, a relevância desses objetos relacionais de informação disponibilizados na Internet, tanto como artefatos para inclusão digital quanto como instrumentos de acesso a informações relevantes sobre as ações dos governos. 


Palavras-chave


Políticas públicas de informação. Portais de transparência – Cidadania. Lei de Acesso à Informação. Brasil.

Texto completo:

PDF




Direitos autorais 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.


Ciência da Informação em Revista | E-ISSN 2358-0763 | Citações no Google Acadêmico

        

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, Maceió, Alagoas, Brasil
CEP: 57072-900 | Telefone: +55 82 3214 1342 | e-mail: cirev@ichca.ufal.br

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


 Os originais publicados na Ciência da Informação em Revista estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.