Gestão de crise nas Bibliotecas da UFRA

lições aprendidas em tempo de pandemia

Autores

  • Danielly Oliveira Inomata Universidade Federal do Amazonas https://orcid.org/0000-0001-5657-2137
  • Melissa Sobral Pinheiro Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Raimundo Silva Júnior Universidade Federal Rural da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e18631

Palavras-chave:

biblioteca universitária, recurso de informação, tecnologia da informação

Resumo

O estudo foca na gestão de crise e as lições aprendidas pela Rede de Bibliotecas da Universidade Federal Rural da Amazônia durante a pandemia. Por meio de um estudo de caso e questionários, examina as práticas adotadas pelos bibliotecários para identificar atividades colaborativas implementadas durante a crise do COVID-19. Analisa o papel do gestor e do bibliotecário, explorando as práticas de gestão no sistema de bibliotecas da universidade e refletindo sobre as mudanças nos serviços bibliotecários durante esse período desafiador. Os resultados apontam (i) que a biblioteca tinha um plano de contingência, mas não estava adequando à crise da Pandemia da Covid-19; (ii) as lições aprendidas figuram a capacidade de inovar, da manutenção da educação continuada e rápida adaptação as mudanças;  (iii) alto nível de concordância quanto a necessidade de adequar os serviços da biblioteca ao novo normal, capacitar a equipe e desenvolver e implementar novos serviços. Conclui que as ferramentas de gestão e tecnologias de informação e comunicação são essenciais para as bibliotecas em tempos de crise, para a manutenção dos processos, produtos e serviços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielly Oliveira Inomata, Universidade Federal do Amazonas

Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina, e Especialista em Planejamento e Gerenciamento e Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas. Professora da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas.

Melissa Sobral Pinheiro, Universidade Federal Rural da Amazônia

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Pará, Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Castelo Branco, e Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará. Bibliotecária-documentalista na Universidade Federal Rural da Amazônia.

Raimundo Silva Júnior, Universidade Federal Rural da Amazônia

Mestre em Ciência da Informação e Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará. Bibliotecário da Universidade Federal Rural da Amazônia.

Referências

ASIAN PRODUCTIVITY ORGANIZATION (APO). APO Knowledge Management Tools and Techniques Manual. Tokyo: APO, [2010]. Disponível em: https://www.apo-tokyo.org/wp-content/uploads/2020/02/KM-Tools-and-Techniques-Manual.pdf. Acesso em: 29 mar. 2024.

CALDAS, R. F.; SILVA, R. C. Hibridez em tempos de pandemia: como as tecnologias aproximam as bibliotecas da tecnologia, Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v.16, n.2, dez. 2020. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5352/5107. Acesso em: 3 dez. 2023.

DAMASCENO JÚNIOR, José Benedito; CHAVES, Marcirio Silveira. Explorando o uso do modelo target: a gestão de lições aprendidas na área de projetos em uma instituição governamental de saúde pública. Revista Alcance, Biguaçu, v. 24, n.1, p.147-160. 2017.

EKEN, Gorkem; BILGIN, Gozde; DIKMEN, Irem; BIRGONUL, M Talat. A lessons-learned tool for organizational learning in construction. Automation in Construction, New York, v. 110, n. September 2019, p. 102977, 2020.

GALHARDO, Gabriela Dias Bonadirman; CUNHA, Pedro Henrique Braz. Um panorama da atual situação do gerenciamento de lições aprendidas. Revista Boletim do Gerenciamento, São Paulo, n.3, 2021, p.11-24.

GASPARINI, Z. A.; CASONI, C. L.; ALCARÁ, A. R.; CASONI, C. L.; ALCARÁ, A. R. Ações das bibliotecas universitárias de londrina na pandemia covid-19 e sua contribuição para a competência em informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 n. 2, 2021. Dossiê V Seminário de Competência em Informação, p. 1-20. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/216600.Acesso em: 12 dez. 2023.

INOMATA, D. O.; BARBALHO, C. R. S. Crisis Management in Brazilian Libraries: Management Lessons Learned from the Pandemic of the Novel Coronavirus. In: Van Kampen-Breit, Doris. (org.). Managing Crises in the Academic Library Past, Present, and Future. 1. ed.Chicago: ALA, 2023, v. 1, p. 199-212.

KERN, L. M. A biblioteca universitária e a pandemia do novo coronavírus: reflexões e propositivas, REVIU – Revista Informação e Universidade, São Paulo, v.2, n.esp., Dossiê Covid-19, jul.dez. 2020. P. 1-21. Disponível Em:

http://reviu.febab.org.br/index.php/reviu/article/view/30. Acesso em: 15 nov. 2023.

KOOS, Jessica A.; SCHEINFELD, Laurel; LARSON, Christopher. Pandemic-proofing your library: disaster response and lessons learned from COVID-19. Medical reference services quarterly, v. 40, n. 1, p. 67-78, 2021.

MARTINS, Robson Dias; SIMÕES, Kátia de Oliveira; FERREIRA, Camila Belo Tavares. Captação de recursos para projetos desenvolvidos pelo Núcleo de Sistema Integrado de Bibliotecas–NSIB do INCA: Lições aprendidas. In: CONFERENCIA INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS Y REPOSITORIOS DIGITALES, 10., 2021, [S. l.]. Anais [...] [S. l.], BIREDIAL-ISTEC,2021.

McClory, Sue; READ, Martin, LABIB. Ashraf. Conceptualising the lessons-learned process in project management: Towards a triple-loop learning framework. International Journal of Project Management, New York, v. 34, n. 7, p.1123-1137, 2016.

MELO, Elisete de Souza; ALMEIDA, Mariza Costa. Comunidades de prática e suas características: um estudo na Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16., 2015, João Pessoa. Anais […] João Pessoa: PPGCI/UFPB, 2015.

MUNIP, Lana et al. Lessons learned: a meta-synthesis examining library spaces, services and resources during COVID-19. Library management, v. 43, n. 1/2, p. 80-92, 2022.

ROCHA, C. F. D. S. Mediação de leitura em tempos de pandemia: relato de experiência do projeto resiliência literária na biblioteca da UTFPR. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, Brasília, n. 2, v. 18, p. 1-15, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/202610. Acesso em: 12 dez. 2023.

SALA, Fabiana et al. Bibliotecas universitárias em um cenário de crise: mediação da informação nas redes sociais durante a pandemia de Covid-19. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 5, n. 1, p. 10-32, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/43933/161680. Acesso em: 12 dez. 2023.

SANCHES, Tatiana; MELO, Luiza Baptista. Serviços à distância nas bibliotecas do ensino superior: lições aprendidas no contexto pandémico. In: CONGRESSO NACIONAL DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS, 14., 2023, Lisboa. Atas [...] Lisboa, 2023. p. 1-10.

SHARPE, Paul A. Circulating laptops: Lessons learned in an academic library. Journal of Access Services, v. 6, n. 3, p. 337-345, 2009.

SHIN, Nancy et al. Academic library instruction in the time of a COVID-19 pandemic–lessons learned. Journal of Web Librarianship, v. 16, n. 1, p. 1-30, 2022.

SOUSA, R. G.; CARVALHO, A. C. G. Ações remotas dos bibliotecários do sistema integrado de bibliotecas da ufpi (sibi-ufpi) em tempos de distanciamento social decorrente da pandemia de covid-19. Revista Folha de Rosto, Juazeiro do Norte, n. 3, v. 8, p. 132-154, 2022. Disponivel em: https://brapci.inf.br/#/v/218648. Acesso em: 12 dez. 2023.

SOUZA, E. G.; MAZZETO, A. C. E. Covid-19: ações de competência em informação. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 8, n. esp., p. 160-180. Disponível em: https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.90920.160-180. Acesso em: 12 dez. 2023.

TANUS, G. F. de S.C.; SANCHEZ-TARRAGÓ, N. Atuação e desafios das bibliotecas universitárias brasileiras durante a pandemia de Covid-19, Revista Cubana de Información em Ciencias de la Salud, Havana, v. 31, n. 3, 2020. p.1-21. Disponível em: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2307-21132020000300009&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 12 dez. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA. Plano de retomada gradual do serviço de referência presencial. Belém: REDETECA/UFRA, 2021. Disponível em: https://capanema.ufra.edu.br/biblioteca/images/pdfs/Plano_de_retomada_-_Refer%C3%AAncia_-_REDETECA.pdf. Acesso em: 02 dez. 2023.

VIDARTE, V. C. D.; VELASCO, S. C. D. V. Bibliotecas universitárias: uso de estratégias comunicacionais de combate à desinformação no contexto da pandemia covid-19. Biblioteca Escolar em Revista, n. 2, v. 7, p. 163-175, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/berev/article/view/184172. Acesso em: 12 dez. 2023.

WEISSMANN, L. Multiculturalidade, transculturalidade, interculturalidade. Construção psicopedagógica, v. 26, n. 27, p. 21-36, 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cp/v26n27/04.pdf. Acesso em: 12 dez. 2023.

WELLICHAN, D. da S. P.; ROCHA, E. S. S. As bibliotecas diante de uma pandemia: atuação e planejamento devido a COVID-19, Revista ACB, Florianópolis, v. 25, n. 3, p. 493-508, ago./dez. 2020. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1700. Acesso em: 12 dez. 2023.

Downloads

Publicado

12/26/2024

Como Citar

Inomata, D. O., Pinheiro, M. S., & Silva Júnior, R. (2024). Gestão de crise nas Bibliotecas da UFRA: lições aprendidas em tempo de pandemia. Ciência Da Informação Em Revista, 11, e18631. https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e18631

Edição

Seção

Artigos | Articles

Artigos Semelhantes

<< < 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.