A Contribuição Teórica de Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque para o Discurso da Competência Informacional no Brasil

Autores

  • Niliane Cunha de Aguiar Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y417-27

Palavras-chave:

Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque – Competência Informacional – Letramento Informacional.

Resumo

Este estudo apresenta um levantamento bibliográfico das obras da Professora Doutora Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque acerca da competência informacional. Diante da observação de que a autora optou pela utilização do termo letramento informacional, foi realizado uma pesquisa a partir das publicações relativas ao tema apresentadas em seu Currículo Lattes, ressaltando àquelas que utilizavam o termo no título ou nas palavras-chave. Observou-se que a autora oferece significativas contribuições para o discurso da competência e letramento informacional, apresentando importantes reflexões conceituais e práticas, abordando também o contexto educacional brasileiro e a pesquisa em Ciência da Informação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Niliane Cunha de Aguiar, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe - Doutoranda no Programa de Pos graduação em Ciência da Informação - UFMG.

A contribuição teórica de Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque para o discurso da competência informacional no Brasil

Referências

AZEVEDO, I. C. M.; GASQUE, K. C. G. D. Contribuições do letramento digital e informacional na emancipação humana. In: CONGRESSO VIRTUAL INTERDISCIPLINAR MARISTA, 3, 2012, Curitiba. Anais... Literacia: conexão, diálogo e liberdade. Curitiba: DERC, 2012.

CAMPELLO, B. S. Letramento informacional no Brasil: práticas educativas de bibliotecários em escolas de ensino básico. 2009. 208 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Belo Horizonte, 2009. Disponível em: <http://gebe.eci.ufmg.br/downloads/tese%20campello%202009.pdf>.Acesso em: 20 fev. 2016.

______. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação. Brasília, v. 32, n. 3, p. 8-37, set./dez. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v32n3/19021.pdf>.Acesso em: 25 jan. 2016.

______; ABREU, V. L. F. G. Competência informacional e formação do bibliotecário. Perspectiva em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.10, n. 2, p. 178-193, jul./dez. 2005. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/2/150>.

Acesso em: 12 fev. 2016.

DIAS, M. M. K. et al. Capacitação do bibliotecário como mediador do aprendizado no uso de fontes de informação. Revista digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 2, n. 1, p. 1-16, jul./dez. 2004. Disponível em: Acesso em: 13 jun. 2012.

DUDZIAK, E. A. A information literacy e o papel educacional das bibliotecas. 2001. 173 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação). Universidade de São Paulo, Escola de Comunicação e Artes, São Paulo, 2001. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-30112004-151029/pt-br.php>.Acesso em: 22 jan. 2016.

______. Information literacy, uma revolução silenciosa: diferentes concepções para a competência em informação. In.: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTE-CONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 20, 2002, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Univer-sidade Federal do Ceará. Disponível em:

<http://eprints.rclis.org/3798/>. Acesso em: 5 fev. 2016.

______. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v32n3/19021.pdf>. Acesso em: 25 jan. 2016.

GASQUE, K. C. G. D. Arcabouço conceitual do letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 39, n.3, p. 83-92, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v39n3/v39n3a07.pdf>. Acesso em: 07 fev. 2016.

______. Centro de recursos de aprendizagem: biblioteca escolar para o século XXI. Revista digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v.11, n.1, p. p.138-153, jan./abr. 2013a. Disponível em: <http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/index.php/rbci/article/view/565>.Acesso em: 07 fev. 2016.

______.Competência em Informação: conceitos, características e desafios. Atoz, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 5-09, jan./jun. 2013b. Disponível em:<http://www.atoz.ufpr.br/index.php/atoz/article/view/44>.Acesso em: 07 jan. 2016.

______. Currículo do sistema currículo lattes. [Brasília], 03 jan. 2017. Disponível em: <http://lattes.cnpq.br/5059429476738704>. Acesso em: 15 jan. 2017.

______. Information literacy for inquiry-based learning. Transinformação, Campi-nas, SP, v. 28, n. 3, p. 252-262, set./dez., 2016. Disponível em: <http://periodicos.puc-campi-nas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/2382/2334>. Acesso em 15 jan.2017.

______. Objetos de Aprendizagem para o Letramento Informacional. RICI: revista Ibero-americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 9, n. 2, p. 387-405, jul./dez. 2016. Disponível em:<http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/16313>. Acesso em 15 jan. 2017.

______. Pesquisas na pós-graduação: o uso do pensamento reflexivo no letramento in-formacional. Ciência da Informação, Bra-sília, v. 40, n.1, p. 22-37, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v40n1/a02v40n1>.Acesso em: 07 jan. 2016.

______. O papel da experiência na aprendizagem: perspectiva na busca e no uso da informação. Transinformação, Campinas, SP, v.20, n.2, p. 149-158, mai./ago.,2008. Disponível em:<http://periodicos.puc-campi-nas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/531>. Acesso em 10 fev. 2016.

______ et al. Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Editora FCI/UnB, 2012, 181 p. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/13025/1/LIVRO_Letramento_Informacional.pdf>.Acessoem: 07 jan. 2016.

_______; AZEVEDO, I. C. M. O uso de obras de referência no letramento de estu-dantes da educação básica. Data grama zero, v.16, n.1, fev., 2015. Disponível em:<http://www.dgz.org.br/fev15/Art_04.htm>. Acesso em 23 fev. 2016.

______; CUNHA, M. V. A epistemologia de John Dewey e o letramento informacio-nal. Transinformação, Campinas, SP, v. 22, n.2, p. 139-146, 2010. Disponível em:

<http://periodicos.puc-campi-nas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/491>. Acesso em: 07 jan. 2016.

______; RIBEIRO, L. A. M. Letramento informacional e midiático para professores do século XXI. Em Questão. v. 21, n. 2, maio/ago. 2015. Disponível em:<http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/51891/35087>. Acesso em: 23 fev. 2016.

______; TESCAROLO, R. Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica. Educação em revista, Belo Horizonte, v. 26, n.1, p. 41-56, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n1/03.pdf>. Acesso em: 22 fev. 2016.

VITORINO, E. V.; PIANTOLA, D. Com-petência informacional, bases históricas e conceituais: construindo significados. Ciência da Informação, Brasília, v. 38, n. 3, p. 130-141, set./dez., 2009. Disponível em:

<http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1745/1343>. Acesso em: 11 fev. 2016.

Downloads

Publicado

05/17/2017

Como Citar

Aguiar, N. C. de. (2017). A Contribuição Teórica de Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque para o Discurso da Competência Informacional no Brasil. Ciência Da Informação Em Revista, 4(1), 17–27. https://doi.org/10.28998/cirev.%y417-27

Edição

Seção

Artigos de Revisão | Review Articles

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.