Web semântica em repositórios: ontologia para representação de bibliotecas digitais

Marcel Ferrante Silva, Dalton Lopes Martins, Joyce Siqueira

Resumo


A quantidade de objetos digitais armazenados em repositórios digitais cresce substancialmente, tornando iminente a necessidade de softwares interoperáveis e semânticos, que permitam às máquinas realizar, de forma automatizada, serviços como, processar, recuperar e reutilizar conteúdo. Para tal, é essencial o uso de ontologias que expressem as relações semânticas entre os objetos digitais. Dessa forma, este estudo propôs um modelo conceitual de ontologia voltada à representação de conteúdo semântico em repositórios digitais, utilizando como base duas consolidadas metodologias de desenvolvimento de ontologias, o Método 101, desenvolvido por Noy e McGuinnes (2001) e o método de Uschold e King (1995), assim como baseou-se nos preceitos da ontologia SIOC e do DSpace. Ao final, apresentou-se um modelo conceitual da ontologia para representação do conteúdo de um repositório digital em UML. O resultado visa aprimorar os processos, principalmente, para recuperação de dados na web, possibilitando ao usuário melhores resultados em suas buscas.


Palavras-chave


Modelo conceitual. Ontologia. Repositório digital. Web semântica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.28998/cirev.2019v6n1f



Direitos autorais 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.


Ciência da Informação em Revista | E-ISSN 2358-0763 | Citações no Google Acadêmico

        

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, Maceió, Alagoas, Brasil
CEP: 57072-900 | Telefone: +55 82 3214 1342 | e-mail: cirev@ichca.ufal.br

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


 Os originais publicados na Ciência da Informação em Revista estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.