O marketing científico digital aplicado ao Instagram oficial da Universidade Federal de Sergipe em referência à Covid-19

Autores

  • Maria Egleide Silva Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Janaina Fialho Universidade Federal de Sergipe
  • Pablo Boaventura Sales Paixão Instituto Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2023v10lj

Palavras-chave:

covid-19, instagram, marketing científico digital, popularização da ciência, Universidade Federal de Sergipe

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise sobre o marketing científico digital como uma ferramenta para a popularização da ciência por meio da conta oficial do Instagram da Universidade Federal de Sergipe. Analisou-se as publicações que abordaram assuntos referentes à Covid-19, no ano de 2020, totalizando 155. O objetivo dessa pesquisa é identificar nas publicações do Instagram da UFS, ações de marketing científico digital que visem a popularização da ciência. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso único, utilizando-se de metodologia bibliográfica descritiva com abordagem quali-quantitativa e análise de conteúdo, segundo Bardin. Os resultados apontaram quatro categorias de conteúdos postados: suspensão de atividades, divulgação de ações de combate à Covid-19, divulgação de pesquisas da universidade e divulgação de parcerias. Em relação aos comentários sobre as postagens, quatro categorias emergiram: reclamação, reconhecimento, cobranças e negacionismo. Contata-se que a UFS utilizou o marketing científico digital para promover a popularização da ciência e buscou consolidar a imagem de credibilidade de seus pesquisadores.

Biografia do Autor

Maria Egleide Silva Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento da Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal de Sergipe.

Janaina Fialho, Universidade Federal de Sergipe

Doutora e Mestra em Ciência da Informação e Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Professora da Universidade Federal de Sergipe.

Pablo Boaventura Sales Paixão, Instituto Federal de Sergipe

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Complutense de Madri, com título revalidado pela Universidade de Brasília. Mestre em Educação, Especialista em Comunicação e Mídia Digital, e Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Tiradentes. Bacharel em Biblioteconomia pelo Centro Universitário Claretiano. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento, da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

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Publicado

12/10/2023

Como Citar

Santos, M. E. S. ., Fialho, J. ., & Paixão, P. B. S. . (2023). O marketing científico digital aplicado ao Instagram oficial da Universidade Federal de Sergipe em referência à Covid-19. Ciência Da Informação Em Revista, 10(1/3), 1–13. https://doi.org/10.28998/cirev.2023v10lj

Edição

Seção

Artigos | Articles