Comunicação da informação científica e popularização da ciência
um estado da arte tendo como lócus os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y101-13Resumo
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa bibliométrica para elaborar um estado da arte, o qual verificou como a temática da comunicação da informação científica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia vem sendo discutida nos trabalhos científicos realizados no Brasil por pesquisadores da Ciência da Informação, entre os anos de 2011 a 2021. Como trajetória metodológica, empregou-se uma pesquisa exploratória na Base de Dados em Ciência da Informação e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. As produções alcançadas foram analisadas qualitativamente, tendo o intuito de auxiliar interessados na temática para estruturar futuros estudos no campo da Ciência da Informação. As análises evidenciaram que ainda é reduzido o número de trabalhos sobre a temática no âmbito desses Institutos, sendo um promissor objeto de estudo para pesquisas futuras. Apenas três comunicações abordaram essa vertente, referindo-se ao Instituto Federal do Piauí, ao Instituto Federal da Paraíba e a instituições da rede federal situadas na região sudeste do Brasil, tratando dos processos de gestão da produção científica e suas formas de divulgação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.