Comunicação da informação científica e popularização da ciência

um estado da arte tendo como lócus os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Auteurs-es

  • Monique de Sá Tavares Viard Universidade Federal de Sergipe
  • Pablo Boaventura Sales Paixão Universidade Federal de Sergipe https://orcid.org/0000-0002-3651-4316

DOI :

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y101-13

Résumé

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa bibliométrica para elaborar um estado da arte, o qual verificou como a temática da comunicação da informação científica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia vem sendo discutida nos trabalhos científicos realizados no Brasil por pesquisadores da Ciência da Informação, entre os anos de 2011 a 2021. Como trajetória metodológica, empregou-se uma pesquisa exploratória na Base de Dados em Ciência da Informação e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. As produções alcançadas foram analisadas qualitativamente, tendo o intuito de auxiliar interessados na temática para estruturar futuros estudos no campo da Ciência da Informação. As análises evidenciaram que ainda é reduzido o número de trabalhos sobre a temática no âmbito desses Institutos, sendo um promissor objeto de estudo para pesquisas futuras. Apenas três comunicações abordaram essa vertente, referindo-se ao Instituto Federal do Piauí, ao Instituto Federal da Paraíba e a instituições da rede federal situadas na região sudeste do Brasil, tratando dos processos de gestão da produção científica e suas formas de divulgação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Monique de Sá Tavares Viard, Universidade Federal de Sergipe

Mestra em Gestão da Informação e do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe.

Pablo Boaventura Sales Paixão, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Complutense de Madrid, com título revalidado pela Universidade de Brasília. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe.

Téléchargements

Publié-e

2023-12-30

Comment citer

Viard, M. de S. T., & Paixão, P. B. S. (2023). Comunicação da informação científica e popularização da ciência: um estado da arte tendo como lócus os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Ciência Da Informação Em Revista, 10(1/3), 1–13. https://doi.org/10.28998/cirev.%y101-13

Numéro

Rubrique

Artigos | Articles