Semiótica, música e organização do conhecimento: contribuindo para o debate

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y620-36

Palavras-chave:

Semiótica. Música. Organização da Informação.

Resumo

Este estudo objetivou analisar o potencial informativo do campo da música sob a perspectiva da semiótica de Charles Sanders Peirce. A música se apresenta como um campo de diversas possibilidades informativas, compreendendo além de documentos e seus dados, o fenômeno observado por meio da experiência e do processo cognitivo, assim como identificar autores, fundamentos teóricos e teorias que apontem estudos envolvendo o campo da música e a organização do conhecimento. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica baseando-se em publicações científicas na área da Música, Linguagem e Semiótica. Por meio dessa pesquisa foi possível compreender que a música apresenta significados subjetivos que estão relacionados ao contexto social e às experiências humanas já vivenciadas. Dessa forma foi possível compreender que as informações musicais estão intimamente relacionadas ao contexto social em que o ser humano está inserido, pois é nele que, por meio do processo cognitivo, se constrói o conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jozuel Vitorino de Moura, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Graduado em Pedagogia pela Ucesp e Educação Musical pela UFSCar. Especialista em educação a Distância e mestrando em Ciência da Informação Unesp (Marília).

Carlos Cândido de Almeida, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutor em Ciênica da Informação

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Universidade Estadual Paulista

Downloads

Publicado

05/02/2019

Como Citar

Moura, J. V. de, & Almeida, C. C. de. (2019). Semiótica, música e organização do conhecimento: contribuindo para o debate. Ciência Da Informação Em Revista, 6(1), 20–36. https://doi.org/10.28998/cirev.%y620-36

Edição

Seção

Artigos Originais | Original Articles

Artigos Semelhantes

<< < 26 27 28 29 30 31 32 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.