O movimento de Acesso Aberto e a Ciência Aberta: uma proposta de repositório de dados e memória na Universidade Federal de Alagoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y734-45

Palavras-chave:

Dados científicos. Repositório de dados. Memória institucional. Universidade Federal de Alagoas.

Resumo

A tendência atual dos movimentos de Acesso Aberto e de Ciência Aberta na promoção da informação científica pode tornar possível a criação de um repositório de dados científicos na Universidade Federal de Alagoas, considerando dados científicos o foco central de nossa argumentação. O objetivo deste trabalho é promover a discussão sobre o acesso à informação e ao conhecimento produzido na universidade, além de difundir os conceitos relacionados aos repositórios de dados, quanto ao Movimento de Acesso Aberto e a Ciência Aberta. Esses movimentos são protagonistas de uma forma de pensar a informação em um mundo globalizado e capitalista neoliberal. A força motriz dessa forma de tratamento da informação são as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Com o uso em larga escala dos recursos computacionais e com a popularização da Internet, a sociedade pode intensificar o registro da maioria dos documentos produzidos pelas institucionais de educação e pesquisa. Programas e sistemas computacionais foram desenvolvidos especificamente para tornar o acesso à informação livre de barreiras. Questões como tradição e memória serão beneficiadas com esta nova tendência e todo um sistema complexo de informação, trabalho, profissões e instituições aumentarão a capacidade de uso e reuso da informação registrada e preservada. Desse modo, as universidades brasileiras poderão se beneficiar dessa tendência e criar seus repositórios de dados científicos e assim preservar a memória científica e institucional em prol da ciência e da sociedade em geral. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Cesar Temoteo Galvino, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

BIBLIOTECÁRIO FORMADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, ESPECIALIZAÇÃO EM ARQUIVO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, MESTRADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA E DOUTORANDO EM CI/PPGCI/UFPB. ATUO COMO BIBLIOTECÁRIO NO SIBI/UFAL.

Maria Nilza Barbosa Rosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Possui graduação em Pedagogia pela Associação Educativa Evangélica (1987), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Atualmente faz estágio pós-doutoral em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba, com concentração em Informação, Memória e Patrimônio. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Memória e Produção Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: socialização do texto literário, práticas informacionais, informação e conhecimento, modalidade de narração e processo educacional brasileiro.

Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (1999), Especialista em Organização de Arquivos, Especialista em Administração da Educação a Distância, Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Professora Associado da Universidade Federal da Paraíba. Ex-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Na pós-graduação em Ciência da Informação leciona as disciplinas Informação, Memória e Sociedade, e, Memória e Identidade.

Downloads

Publicado

2020-05-16

Como Citar

Galvino, C. C. T., Rosa, M. N. B., & Oliveira, B. M. J. F. de. (2020). O movimento de Acesso Aberto e a Ciência Aberta: uma proposta de repositório de dados e memória na Universidade Federal de Alagoas. Ciência Da Informação Em Revista, 7(1), 34–45. https://doi.org/10.28998/cirev.%y734-45

Edição

Seção

Artigos Originais | Original Articles