O Fator de Impacto e as boas práticas de avaliação científica

Catia Candida Almeida, Maria Cláudia Cabrini Gracio

Resumo


A presente pesquisa teve como objetivo de apresentar os princípios norteadores de boas práticas de avaliação científica evidenciando a presença do indicador Fator de Impacto no contexto da avaliação científica. Adotou um levantamento bibliográfico de documentos que sugerem boas práticas de avaliação científica, a saber: DORA, Manifesto de Leiden e do Comitê de Avaliação Internacional de Pesquisa Quantitativa de Matemática e Estatística. Nessa perspectiva, o estudo mostra os princípios regidos pela CAPES à luz das recomendações internacionais de boas práticas de avaliação científica. Aponta-se que o indicador Fator de Impacto tornou-se presente no contexto das avaliações científicas e os documentos recomendam a não utilização desse indicador ou escolha de novas métricas e indicadores que sucedem o Fator de Impacto. Entretanto, contrariando as recomendações internacionais o Fator de Impacto é um dos indicadores mais utilizados nas avaliações científicas no Brasil. Desse modo, ressalta-se a avaliação da produção científica brasileira não deve ser sustentada por único indicador, corre-se o risco de levar a tomada de decisões incorreta e inconsistentes.


Palavras-chave


Avaliação científica. Boas práticas de avaliação científica. Ciência da Informação. Fator de Impacto.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.28998/cirev.2020v7n1i



Direitos autorais 2020 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.


Ciência da Informação em Revista | E-ISSN 2358-0763 | Citações no Google Acadêmico

        

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, Maceió, Alagoas, Brasil
CEP: 57072-900 | Telefone: +55 82 3214 1342 | e-mail: cirev@ichca.ufal.br

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


 Os originais publicados na Ciência da Informação em Revista estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.