Competência Informacional do Enfermeiro na Promoção da Saúde: atuação na prevenção do câncer de colo do útero
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y141-51Palabras clave:
Câncer de Colo do Útero. Competência Informacional do Enfermeiro. Promoção da Saúde.Resumen
O câncer de colo de útero continua sendo um problema a ser combatido no Brasil, sobretudo, por meio da promoção da saúde, fazendo-se necessários profissionais qualificados para atuar nas Equipes Saúde da Família (ESF). A presente pesquisa objetiva discutir a competência informacional necessária aos profissionais enfermeiros na promoção à saúde, considerando as estratégias de prevenção do câncer de colo do útero na ESF. Para tanto, aborda especificamente os fundamentos da promoção da saúde, as questões que envolvem a prevenção do câncer de colo do útero e a competência do profissional enfermeiro na realização das diversas atividades promocionais. Nesse sentido, o estudo foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica, a partir de levantamentos, fichamentos, análises e interpretações de fontes secundárias de informação, notadamente, livros e artigos científicos. A partir dessas análises e interpretações, considerou-se finalmente que a promoção à saúde é fundamental para prevenção do câncer de colo do útero. Com efeito, faz-se necessário o desenvolvimento de competência dos profissionais enfermeiros envolvidos com essas atividades, especificamente, no domínio do conjunto de informações sobre a doença e as atitudes preventivas.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.