Avaliando a usabilidade dos websites de editoras universitárias brasileiras
DOI :
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y542-53Mots-clés :
Usabilidade. Editoras Universitárias. Recuperação de informação. Satisfação do Usuário.Résumé
O presente artigo aborda a avaliação da usabilidade em websites de editoras universitárias das regiões Sul, Centro-Oeste e Norte do Brasil, trata-se de parte de uma pesquisa mais ampla, em andamento, com o objetivo de fomentar um estudo do panorama geral da situação dos websites das editoras universitárias no âmbito nacional. A metodologia empregada nesse estudo foi uma pesquisa quali-quantitava, com aplicação da metodologia para avaliação de usabilidade em ambientes digitais desenvolvida por Lima (2012). Os dados foram coletados nas páginas web de editoras universitárias, utilizando seus recursos de navegação. Os resultados estão expostos em gráficos para facilitar a apreciação, seguidos de análise de cada dos itens expostos, bem como de seus índices. Os resultados indicam uma insuficiência em atender de forma ideal as três frentes de estudo (eficiência, eficácia e satisfação), mas indicam que, de forma geral, os números apresentam um panorama positivo, demonstrando a contribuição das editoras universitárias das regiões Sul, Centro-Oeste e Norte do Brasil no meio em que se inserem.
Téléchargements
Références
ABNT. NBR 9241-11: requisitos ergonômicos para trabalho de escritório com computador – Parte 11 – orientações sobre usabilidade. Rio de Janeiro, 2002.
CUNHA, M. B. Desafios na construção de uma biblioteca digital. Ciência da Informação, Brasília, DF, v.28, n.3, p. 257-268, set./dez. 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v28n3/v28n3a3>. Acesso em: 15 fev. 2017.
DIAS, C. Usabilidade na Web: criando portais mais acessíveis. Rio de Janeiro: Alta Books, 2003.
ESTUDO sobre Web. Análise dos dados obtidos. A web 2.0. 2009.
FERREIRA, S. M. S. P.; SOUTO, P. C. N. A interface do usuário e as bibliotecas digitais. In: MARCONDES, C. H. et al. (Orgs.) Bibliotecas digitais: saberes e práticas. 2. ed. Salvador: UFBA; Brasília, DF: IBICT, 2006. p. 187-204.
KRUG, S. Não me faça pensar: atualizado: uma abordagem de bom senso à usabilidade web e mobile. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2014.
LEÃO, E.; SANTOS, R. A usabilidade e o caráter espacial do ciberespaço. Expressiva Comunicação e Educação, Rio de janeiro, 2007. Disponível em: <http://www.expressivaonline.com.br/artigo.asp?idSelecionado=21&idTema=4>. Acesso em: 30 abr. 2017.
LIMA, I. F. Bibliotecas digitais: modelo metodológico para avaliação de usabilidade. 2012, 220f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2012.
______. Bibliotecas digitais: modelo metodológico para avaliação de usabilidade. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015.
MINAYO; M. C. S.; SOUZA, E. R. Métodos, técnicas e relações em triangulação. In: MINAYO; M. C. S.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. (Org.) Avaliação por triangulação de métodos. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005. Cap. 2, p. 71-103.
NIELSEN, J. Designing Websites with authority: secrets of an information architecture. Indianápolis: New Riders, 1998.
______. Ten usability heuristics. 2005. Disponível em: <http://nptel.ac.in/courses/106103115/Handouts/M4L4.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2017.
______.; LORANGER, H. Usabilidade na Web: projetando websites com qualidade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
PEREIRA, F. Avaliação de usabilidade em bibliotecas digitais: um estudo de caso. 2011, 122f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2011. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ECID-8LAKHD/dissertacao_pdf.pdf?sequence=1>. Acesso em: 15 fev. 2017.
SEGAL, B. A short history of Internet protocols at CERN. 1995. Disponível em: <http://ben.web.cern.ch/ben/TCPHIST.html> Acesso em: 15 fev. 2017.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional. 2019
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.