Home-office na produção científica da América Latina e Caribe: evolução e impulso na pandemia de Covid-19

evolution and impulse in the Covid-19 pandemic

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y8109-126

Abstract

Home-office é um tema relevante no mundo do trabalho e recebeu impulso com a pandemia de Covid-19, que exigiu a adaptação do trabalho ao distanciamento social. Este artigo analisa a produção científica dos países da América Latina e Caribe sobre home-office nas últimas duas décadas. Com abordagem cientométrica, baseada nos dados de artigos indexados na Web of Science (WoS) e SciELO Citation Index (SciELO CI), analisa a evolução dos estudos, os periódicos de circulação regional e internacional, a distribuição geográfica e temática e a colaboração na coautoria dos artigos. Os resultados mostram um tema em desenvolvimento, com intenso crescimento a partir da pandemia de Covid-19, que combina um enfoque prioritário em periódicos e idiomas locais com a publicação em canais internacionais. Mais
explorado nas Ciências Sociais, o assunto registra baixa colaboração internacional e desenvolve-se em torno de temáticas centrais como teletrabalho, saúde, educação e Covid-19. Conclui-se que o impulso recebido pelo assunto na pandemia de Covid-19 tende a ampliar e diversificar as pesquisas e as discussões sobre o home-office como forma de trabalho de caráter provisório, excepcional ou sistemático na sociedade contemporânea.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Gonzalo Rubén Alvarez, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Adjunto 1 A do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Dirce Maria Santin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Bibliotecária do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Pubblicato

2023-03-30

Come citare

Alvarez, G. R., & Santin, D. M. (2023). Home-office na produção científica da América Latina e Caribe: evolução e impulso na pandemia de Covid-19: evolution and impulse in the Covid-19 pandemic. Ciência Da Informação Em Revista, 8(3), 109–126. https://doi.org/10.28998/cirev.%y8109-126

Fascicolo

Sezione

Relatos de Pesquisa | Research Reports

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i