O USO DO VÍDEO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA: CONTRIBUTOS DAS TEORIAS E MÉTODOS APLICADOS AO ENSINO DE GEOGRAFIA

Authors

  • Geovar Miguel dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Geanne Estevam Silvano Universidade Federal do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0001-9143-1858
  • Rafael Araújo da Silva
  • Tânia Cristina Meira Garcia

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.5i10.10437

Keywords:

Geografia Escolar, Produção de vídeo, Prática educativa.

Abstract

O USO DO VÍDEO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA: CONTRIBUTOS DAS TEORIAS E MÉTODOS APLICADOS AO ENSINO DE GEOGRAFIA

 

RESUMO: Este trabalho trata-se de um apanhado geral da história do pensamento geográfico enquanto ciência, problematizando o seu surgimento enquanto saber geográfico, que foi sistematizado e institucionalizado ao longo da modernidade. Na atualidade, a Geografia ganha dimensão e espaço nas instituições formais de ensino, e nela, os aspectos teórico-metodológicos vêm sendo banhadas por estratégias metodológicas que potencializam o ensino de Geografia, assim, o vídeo ganha destaque frente a sua facilidade de produção e reprodução. Desta forma, este artigo tem como objetivo analisar o uso do vídeo como estratégia metodológica nos anos inicias do ensino fundamental, considerando as teorias e métodos da Geografia Escolar. Quanto ao procedimento metodológico, este artigo trata-se de uma pesquisa qualitativa e fez o uso de pesquisa bibliográfica para a sua fundamentação, em que utilizamos Andrade (2008); Carvalho (2004); Castellar e Vilhena (2011); Cavalcanti (2007); Dantas e Medeiros (2011); Morais (2003); e Thiesen (2011) para fundamentar as ideias aqui escritas. Assim, este trabalho retoma as discussões das teorias e métodos da Geografia e aponta o vídeo como uma estratégia metodológica capaz de possibilitar ao estudante ser sujeito ativo na construção do seu conhecimento e o professor, a ser mediador da aprendizagem de seu alunado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Geovar Miguel dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Pedagogia (UFRN, 2017).

Especialista em Mídias na Educação (UERN, 2019).

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia/Mestrado Profissional – GEOPROF - UFRN/CERES-RN;

Professor na rede pública nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em Santana do Matos/RN.

 

Geanne Estevam Silvano, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 

Licenciada em Pedagogia pela UFRN;

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional/FIP,

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia/Mestrado Profissional – GEOPROF - UFRN/CERES-RN;

Professora na rede pública nos anos iniciais do Ensino Fundamental- RN.

Rafael Araújo da Silva

Graduado em Pedagogia (UFRN).

Especialista em Alfabeticação (UFRN).

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em  Educação - UFRN.

Tânia Cristina Meira Garcia


Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará;

Graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza;

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará;

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará;

Professora associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte;

Coordenadora do Programa Pós-graduação em Geografia - Mestrado Profissional - GEOPROF, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Professor tutor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Coordenador de Polo UAB/SEDIS-UFRN da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, formação docente, educação, saberes e escola.

References

ANDRADE, M. C. de. Geografia: ciência da sociedade. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2008.

CARVALHO, M. B. de. Geografia e complexidade. In Silva, A. A. D; GALEANO, A (Org.). Geografia: ciência do complexus. Porto Alegre: Sulina, 2004.

CAVALCANTI, L. de S.. Ensino de geografia e diversidade: construção de conhecimentos escolares. In: CASTELLAR, Sônia (Org.). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2007. p. 66-78

CASTELAR, S.; VILHENA, J. Ensino de Geografia. São Paulo: Cebgage Learning, 2011; p.1-22.

DANTAS, A; MEDEIROS, T. H. de L. Introdução a Ciência Geográfica. Natal: EDUFRN, 2011. 2ª Ed.

MORAES, A. C. R. Geografia: pequena história crítica. 19. ed. SP: Anna Blume, 2003.

THIESEN, J. da S. Geografia escolar: dos conceitos essenciais às formas de abordagem no ensino. In: Geografia Ensino & Pesquisa, v. 15, n.1, jan./abr. 2011. Disponível em . Acessado em 15 de janeiro de 2020.

Published

2020-12-27

How to Cite

Santos, G. M. dos, Silvano, G. E., Silva, R. A. da, & Garcia, T. C. M. (2020). O USO DO VÍDEO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA: CONTRIBUTOS DAS TEORIAS E MÉTODOS APLICADOS AO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Contexto Geográfico, 5(10), 56–66. https://doi.org/10.28998/contegeo.5i10.10437

Issue

Section

Artigos