O USO DO VÍDEO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA: CONTRIBUTOS DAS TEORIAS E MÉTODOS APLICADOS AO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.28998/contegeo.5i10.10437Palabras clave:
Geografia Escolar, Produção de vídeo, Prática educativa.Resumen
O USO DO VÍDEO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA: CONTRIBUTOS DAS TEORIAS E MÉTODOS APLICADOS AO ENSINO DE GEOGRAFIA
RESUMO: Este trabalho trata-se de um apanhado geral da história do pensamento geográfico enquanto ciência, problematizando o seu surgimento enquanto saber geográfico, que foi sistematizado e institucionalizado ao longo da modernidade. Na atualidade, a Geografia ganha dimensão e espaço nas instituições formais de ensino, e nela, os aspectos teórico-metodológicos vêm sendo banhadas por estratégias metodológicas que potencializam o ensino de Geografia, assim, o vídeo ganha destaque frente a sua facilidade de produção e reprodução. Desta forma, este artigo tem como objetivo analisar o uso do vídeo como estratégia metodológica nos anos inicias do ensino fundamental, considerando as teorias e métodos da Geografia Escolar. Quanto ao procedimento metodológico, este artigo trata-se de uma pesquisa qualitativa e fez o uso de pesquisa bibliográfica para a sua fundamentação, em que utilizamos Andrade (2008); Carvalho (2004); Castellar e Vilhena (2011); Cavalcanti (2007); Dantas e Medeiros (2011); Morais (2003); e Thiesen (2011) para fundamentar as ideias aqui escritas. Assim, este trabalho retoma as discussões das teorias e métodos da Geografia e aponta o vídeo como uma estratégia metodológica capaz de possibilitar ao estudante ser sujeito ativo na construção do seu conhecimento e o professor, a ser mediador da aprendizagem de seu alunado.
Descargas
Citas
ANDRADE, M. C. de. Geografia: ciência da sociedade. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2008.
CARVALHO, M. B. de. Geografia e complexidade. In Silva, A. A. D; GALEANO, A (Org.). Geografia: ciência do complexus. Porto Alegre: Sulina, 2004.
CAVALCANTI, L. de S.. Ensino de geografia e diversidade: construção de conhecimentos escolares. In: CASTELLAR, Sônia (Org.). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2007. p. 66-78
CASTELAR, S.; VILHENA, J. Ensino de Geografia. São Paulo: Cebgage Learning, 2011; p.1-22.
DANTAS, A; MEDEIROS, T. H. de L. Introdução a Ciência Geográfica. Natal: EDUFRN, 2011. 2ª Ed.
MORAES, A. C. R. Geografia: pequena história crítica. 19. ed. SP: Anna Blume, 2003.
THIESEN, J. da S. Geografia escolar: dos conceitos essenciais às formas de abordagem no ensino. In: Geografia Ensino & Pesquisa, v. 15, n.1, jan./abr. 2011. Disponível em . Acessado em 15 de janeiro de 2020.