O USO DO VÍDEO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA: CONTRIBUTOS DAS TEORIAS E MÉTODOS APLICADOS AO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores/as

  • Geovar Miguel dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Geanne Estevam Silvano Universidade Federal do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0001-9143-1858
  • Rafael Araújo da Silva
  • Tânia Cristina Meira Garcia

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.5i10.10437

Palabras clave:

Geografia Escolar, Produção de vídeo, Prática educativa.

Resumen

O USO DO VÍDEO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA: CONTRIBUTOS DAS TEORIAS E MÉTODOS APLICADOS AO ENSINO DE GEOGRAFIA

 

RESUMO: Este trabalho trata-se de um apanhado geral da história do pensamento geográfico enquanto ciência, problematizando o seu surgimento enquanto saber geográfico, que foi sistematizado e institucionalizado ao longo da modernidade. Na atualidade, a Geografia ganha dimensão e espaço nas instituições formais de ensino, e nela, os aspectos teórico-metodológicos vêm sendo banhadas por estratégias metodológicas que potencializam o ensino de Geografia, assim, o vídeo ganha destaque frente a sua facilidade de produção e reprodução. Desta forma, este artigo tem como objetivo analisar o uso do vídeo como estratégia metodológica nos anos inicias do ensino fundamental, considerando as teorias e métodos da Geografia Escolar. Quanto ao procedimento metodológico, este artigo trata-se de uma pesquisa qualitativa e fez o uso de pesquisa bibliográfica para a sua fundamentação, em que utilizamos Andrade (2008); Carvalho (2004); Castellar e Vilhena (2011); Cavalcanti (2007); Dantas e Medeiros (2011); Morais (2003); e Thiesen (2011) para fundamentar as ideias aqui escritas. Assim, este trabalho retoma as discussões das teorias e métodos da Geografia e aponta o vídeo como uma estratégia metodológica capaz de possibilitar ao estudante ser sujeito ativo na construção do seu conhecimento e o professor, a ser mediador da aprendizagem de seu alunado.

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Biografía del autor/a

Geovar Miguel dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Pedagogia (UFRN, 2017).

Especialista em Mídias na Educação (UERN, 2019).

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia/Mestrado Profissional – GEOPROF - UFRN/CERES-RN;

Professor na rede pública nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em Santana do Matos/RN.

 

Geanne Estevam Silvano, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 

Licenciada em Pedagogia pela UFRN;

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional/FIP,

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia/Mestrado Profissional – GEOPROF - UFRN/CERES-RN;

Professora na rede pública nos anos iniciais do Ensino Fundamental- RN.

Rafael Araújo da Silva

Graduado em Pedagogia (UFRN).

Especialista em Alfabeticação (UFRN).

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em  Educação - UFRN.

Tânia Cristina Meira Garcia


Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará;

Graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza;

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará;

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará;

Professora associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte;

Coordenadora do Programa Pós-graduação em Geografia - Mestrado Profissional - GEOPROF, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Professor tutor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Coordenador de Polo UAB/SEDIS-UFRN da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, formação docente, educação, saberes e escola.

Citas

ANDRADE, M. C. de. Geografia: ciência da sociedade. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2008.

CARVALHO, M. B. de. Geografia e complexidade. In Silva, A. A. D; GALEANO, A (Org.). Geografia: ciência do complexus. Porto Alegre: Sulina, 2004.

CAVALCANTI, L. de S.. Ensino de geografia e diversidade: construção de conhecimentos escolares. In: CASTELLAR, Sônia (Org.). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2007. p. 66-78

CASTELAR, S.; VILHENA, J. Ensino de Geografia. São Paulo: Cebgage Learning, 2011; p.1-22.

DANTAS, A; MEDEIROS, T. H. de L. Introdução a Ciência Geográfica. Natal: EDUFRN, 2011. 2ª Ed.

MORAES, A. C. R. Geografia: pequena história crítica. 19. ed. SP: Anna Blume, 2003.

THIESEN, J. da S. Geografia escolar: dos conceitos essenciais às formas de abordagem no ensino. In: Geografia Ensino & Pesquisa, v. 15, n.1, jan./abr. 2011. Disponível em . Acessado em 15 de janeiro de 2020.

Publicado

2020-12-27

Cómo citar

Santos, G. M. dos, Silvano, G. E., Silva, R. A. da, & Garcia, T. C. M. (2020). O USO DO VÍDEO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA: CONTRIBUTOS DAS TEORIAS E MÉTODOS APLICADOS AO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Contexto Geográfico, 5(10), 56–66. https://doi.org/10.28998/contegeo.5i10.10437

Número

Sección

Artigos