EVASÃO ESCOLAR: CARACTERIZAÇÃO E PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES EM MANAUS (AM)

Authors

  • Jessica Macedo Costa dos Santos Universidade Federal do Amazonas
  • Marvin D Lucam Santarém Tavares
  • Adorea Rebello da Cunha Albuquerque

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.20.17692

Keywords:

EJA, evasão, educação, Escolar

Abstract

A evasão escolar é caracterizada pelo abandono escolar durante o período letivo, impossibilitando que o conhecimento dos(as) estudantes sejam construídos adequadamente mediante as faixas etárias. Sabe-se que apesar da democratização da educação brasileira, a estrutura educacional evidencia formas de desigualdade social, sob as quais os estudantes se veem obrigados a abandonar a escola mediante a necessidade das demandas socioeconômicas associadas ao mercado de trabalho, para compor a renda familiar, fato que consiste em um dos condicionantes da evasão escolar. Neste sentido, a presente pesquisa teve como finalidades identificar quais fatores internos e externos à escola inviabilizam a conclusão do ensino básico. Para a condução da metodologia, utilizou-se a análise quantitativa, com a aplicação de questionários semiestruturados, com perguntas abertas e entrevistas com gestores, corpo docente e discente de uma escola da modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), localizado na zona leste da cidade de Manaus.  Os resultados indicaram que 58,3% dos participantes identificaram-se como mulheres e 41,7% como homens. As respostas remeteram-se ao abandono escolar por motivo de gravidez e filhos no caso do sexo feminino. Sobre as condicionantes associadas ao sexo masculino identificou-se que o motivo de abandono foi por necessidade de trabalho e reprovações.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALTHUSSER, Louis. Ideologia e Aparelhos ideológicos de estado. 3. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

AMORIM, M. M. ARAÚJO, D. K. L.; CÉSAR, L. C.; LIMA, L.A. LOPES, C. V. MELO, A. S. O.; SILVA, J. G. G. Fatores de risco para a gravidez na adolescência em uma maternidade-escola da Paraíba: estudo caso-controle. Revista Brasileira De Ginecologia e Obstetrícia, 31(8), 404–410. 2009.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Ministério da Educação. Disponível em: portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/constituicao.pdf.

CARVALHO, MP de. O fracasso escolar de meninos e meninas: articulações entre gênero e cor/raça. Cadernos Pagu. 2004.

DEMO, Pedro. Metodologia Científica em Ciências Sociais. 3ª edição, Revista e Ampliada. São Paulo: Atlas, 1995.

FERREIRA, Carlos Augusto Lima. Pesquisa quantitativa e qualitativa: perspectivas para o campo da educação. Revista Mosaico, v. 8, n. 2, p.173-182, jul./dez. 2015.

FERREIRA, Elen Cristina da Silva. OLIVEIRA, Nayara Maria de. Evasão escolar no ensino médio: causas e consequências. Scientia Generalis, [S. I.] v. 1, n. 2, p. 39-48, 2020.

FORNARI, Liamara Teresinha. Reflexão acerca da reprovação e evasão escolar e os determinantes do capital. Revista Espaço Pedagógico.

HEGEL, Friedrich. Fenomenologia do Espírito. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

IBGE 2022. Em 2022, analfabetismo cai, mas continua alto entre idosos, pretos e pardos e no Nordeste. GOMES, Irene. FERREIRA, Igor. Editoria: Estatísticas Sociais. Agência de Notícias - IBGE . PNAD Contínua Educação - 2022. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br

IBGE 2022. PNAD Contínua: desocupação recua em oito das 27 UFs no 4º trimestre de 2022. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Agência de Notícias - IBGE. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br.

IBGE, 2022. Distribuição das pessoas de 14 a 29 anos com nível de instrução inferior ao médio completo, por motivo do abandono escolar ou de nunca ter frequentado a escola. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2022. Disponível em: www.ibge.gov.br

LEITE, Irlanda Pantoja. Gênero, espacialidade e sustentabilidade: as mulheres chefes de família do Parque Residencial Manaus – Prosamim. 150 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.

MACEDO, Márcia dos Santos. Mulheres chefes de família e a perspectiva de gênero: trajetória de um tema e a crítica sobre a feminização da pobreza. Caderno CRH. v. 21, n. 53, p. 385-399. 2008.

MORAES, Rosângela Dutra de. Prazer-sofrimento e saúde no trabalho com automação: estudo com operadores em empresas japonesas no Polo Industrial de Manaus. Universidade Federal do Pará: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. 2008.

MANZATO, A. J.; SANTOS, A. B. A elaboração de questionários na pesquisa quantitativa. São Paulo, Brasil: Departamento de Ciência de Computação e Estatística - IBILCE - UNESP. 2012.

PONCIANO, Jéssica Kurak. “Ninguém mandou você engravidar!”: um estudo de caso sobre a evasão escolar de jovens mulheres. UNESP. 2022.

ROCHA, Ronai. Escola Partida: ética e política na sala de aula. São Paulo: Contexto. 2020.

Published

2024-09-03

How to Cite

Santos, J. M. C. dos, Tavares, M. D. L. S., & Albuquerque, A. R. da C. (2024). EVASÃO ESCOLAR: CARACTERIZAÇÃO E PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES EM MANAUS (AM). Revista Contexto Geográfico, 9(20), 306–316. https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.20.17692

Issue

Section

Dossiê Amazônia, mudanças e realidades contemporâneas