EVASÃO ESCOLAR: CARACTERIZAÇÃO E PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES EM MANAUS (AM)
DOI :
https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.20.17692Mots-clés :
EJA, evasão, educação, EscolarRésumé
A evasão escolar é caracterizada pelo abandono escolar durante o período letivo, impossibilitando que o conhecimento dos(as) estudantes sejam construídos adequadamente mediante as faixas etárias. Sabe-se que apesar da democratização da educação brasileira, a estrutura educacional evidencia formas de desigualdade social, sob as quais os estudantes se veem obrigados a abandonar a escola mediante a necessidade das demandas socioeconômicas associadas ao mercado de trabalho, para compor a renda familiar, fato que consiste em um dos condicionantes da evasão escolar. Neste sentido, a presente pesquisa teve como finalidades identificar quais fatores internos e externos à escola inviabilizam a conclusão do ensino básico. Para a condução da metodologia, utilizou-se a análise quantitativa, com a aplicação de questionários semiestruturados, com perguntas abertas e entrevistas com gestores, corpo docente e discente de uma escola da modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), localizado na zona leste da cidade de Manaus. Os resultados indicaram que 58,3% dos participantes identificaram-se como mulheres e 41,7% como homens. As respostas remeteram-se ao abandono escolar por motivo de gravidez e filhos no caso do sexo feminino. Sobre as condicionantes associadas ao sexo masculino identificou-se que o motivo de abandono foi por necessidade de trabalho e reprovações.
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