(Re)Invenção e (Re)Existência Docente: o Ensino de Geografia no contexto da pandemia

Autores/as

  • Ione Rodrigues Morais Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.7i13.13230

Palabras clave:

Docente; Ensino; Geografia; Pandemia

Resumen

No século XXI, na transição entre os anos de 2019 e 2020, instituiu-se um marco temporal na história da humanidade em razão da emergência de uma nova cepa de coronavírus. A ameaça que o coronavírus representa, em certa medida tornou a humanidade refém de um inimigo invisível e devastador. Nesse contexto em que todos os setores da sociedade foram afetados, ocorreu o processo de (re)invenção da docência e, na perspectiva em análise da (re)existência do professor para prosseguir ensinando Geografia e outra grafias do cotidiano da vida. Com o objetivo de refletir sobre a docência e o ensino de Geografia no contexto da pandemia, sistematizou-se este ensaio, cujo itinerário discursivo contempla as repercussões no cotidiano, em seus processos e diferentes escalas, enfatizando a tessitura na qual ocorreu a transição do ensino presencial para a educação mediada por tecnologias digitais. Priorizando o enfoque na perspectiva da docência, refletiu-se sobre as repercussões do tempo pandêmico na vida e na lida do professor, que requisitou a imersão em processos formativos e a (re)invenção de sua práxis para ensinar remotamente. Por fim, o percurso reflexivo conduziu a abordagem sobre a (re)invenção e a (re)existência do professor no ofício de ensinar Geografia nesse “novo” tempo, considerando os desafios e as possibilidades delineadas pelo uso das tecnologias digitais.

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Publicado

2022-02-14

Cómo citar

Morais, I. R. (2022). (Re)Invenção e (Re)Existência Docente: o Ensino de Geografia no contexto da pandemia. Revista Contexto Geográfico, 7(13), 01–13. https://doi.org/10.28998/contegeo.7i13.13230

Número

Sección

V Encontro Regional de Prática de Ensino em Geografia