Práticas Geográficas: por um ensino cidadão

Autores/as

  • Francisco Kennedy Silva dos Santos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.7i13.13234

Palabras clave:

Práticas geográficas, Ensino de Geografia, Formação Cidadã, cidadania

Resumen

Educar para participação cidadã exige que os professores desenvolvam o seu trabalho com a clareza da sua identidade e do seu pertencimento a este mundo agindo como protagonistas, da/na sua própria vida. O ensino cidadão, construído a partir do pensamento geográfico, emerge de uma formação cidadã que se dá através de práticas pedagógicas geográficas e leva em consideração as diversas dimensões que envolvem o próprio conceito de cidadania e suas contradições. Nesse sentido, as práticas educativas poderão ou não possibilitar a formação cidadã, contanto que fique claro o que é ser cidadão e para que serve o exercício da cidadania. Isso porque as instituições educacionais são um campo de possibilidades, de contradições, de fatos e ações não ditas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ARAÚJO e et al. Práticas educativas escolares e formação cidadã: algumas reflexões. XII Congresso Nacional de Educação – Educere, 2015. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. P. 8284-8294. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17969_9007.pdf. Acessado em 15 de agosto de 2021.

BORGES, Vilmar José. Mapeando a Geografia Escolar: identidades, saberes e práticas. Uberlândia-MG: Universidade Federal de Uberlândia, 2001. (Dissertação de Mestrado).

BRABANT, J-M. Crise da Geografia, Crise da Escola. In: OLIVEIRA, A. U. (Org.) Para onde vai o ensino de geografia? São Paulo: Contexto, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf. Acessado em: 15 de agosto de 2021.

CALLAI, H. C. Educação geográfica para a formação cidadã. Revista de Geografia Norte Grande, 70: 9-30 (2018). Disponível em https://www.scielo.cl/pdf/rgeong/n70/0718-3402-rgeong-70-00009.pdf. Acessado em: 15 de agosto de 2021.

CALLAI, H. C.; MORAES, M. M. Educar para a formação cidadã na escola. XIII Colóquio Internacional de Geocrítica El control del espacio y los espacios de control Barcelona, 5-10 de mayo de 2014.

CARVALHO, Antônia Dalva França. A racionalidade pedagógica da ação dos formadores de professores: um estudo sobre a epistemologia da prática docente nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Piauí. Tese (Doutorado em Educação). FACED/UFC, Fortaleza, 2007.

CASTROGIOVANNI, A. C. Revisitando a alfabetização para Geografia no Ensino Fundamental. In: SHÄFFER, N. O. e outros. (Orgs.). Ensinar e aprender Geografia. Porto Alegre: AGB, 1998. pp. 37-46.

CAVALCANTI, L. de S. Geografia, Escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998

FARIAS, P. S. C. A Geografia escolar crítica e a formação para cidadania. Dossiê “Por uma Geografia escolar crítica”. Revista GeoSertões. Vol. 5, nº 10, jun./dez. 2020. Disponível em: https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/geosertoes/index. Acessado em 15 de agosto de 2021.

GIROUX, H. A. Cruzando as fronteiras do discurso educacional: novas políticas em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. 298 p.

KAERCHER, Nestor André. Práticas geográficas para lerpensar o mundo, converentendersar com o outro e entenderscobrir a si mesmo. In: REGO, Nelson, CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos e KAERCHER, Nestor André. (orgs.) Geografia: Práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Artmed, 2007.

MENDONÇA, S. A geografia e a formação de seus professores: o processo formativo dos professores para a educação básica. Florianópolis: UFSC, 2013, Tese (Doutorado), Programa de Pós Graduação de Geografia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

MORAES, B. B. dos S.; SANTOS, L. dos. Geografia e a formação da cidadania. In: FERRETTI, O.; CUSTÓDIO, G. A. (orgs). Artigos da disciplina estágio curricular supervisionado em geografia II: segundo semestre de 2013. Florianópolis: NEPEGeo; UFSC, 2014. Disponível em http://nepegeo.ufsc.br/files/2014/06/Artigo-Bruna-e-Lucas.pdf. Acesso em: 15 de agosto de 2021.

PÉREZ GÓMEZ, Angel. A função e formação do professor/a para a compreensão: diferentes perspectivas. In. SACRISTÁN, J. G. e GÓMEZ, Angel Pérez. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1998.

PONTUSCHKA, N. N. Geografia, representações sociais e escola pública. Terra Livre, São Paulo, nº15, p. 145-154, 2000.

SANTOS, F. K. S. dos. O professor de geografia do ensino superior e a docência: um campo de múltiplos saberes e racionalidades. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 20, n. 1, p. 142-159, 2016. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2016.100714. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/100714. Acesso em: 15 de agosto de 2021.

SACRISTÁN, J. G. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, Antônio. Profissão professor. 2. ed. Porto: Porto, 1999.

SANTOS, L. e et al. PCN - o ensino da geografia no ensino médio – Brasil. In: Anais do Encontro de Geógrafos de América Latina, 2013. v. 14, p. 1 - 9. CD-ROM.

SANTOS, M. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1987.

_______. A natureza do espaço, técnica e tempo, emoção e razão. São Paulo: HUCITEC, 1996.

_______. Por uma outra globalização, do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Editora Record, 2000.

SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (org). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

TARDIF, M.; LESSARD, C. e LAHAYE, L. Os professores face ao saber. Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação n° 4, Porto Alegre: Pannônica, 1991, p. 215-233.

THERRIEN, J. e SOUSA, Ângela. Cultura docente e gestão pedagógica: a racionalidade prática dos saberes do saber-fazer racionalidade do agir docente – elementos para uma análise da formação prática. In. NOBRE, M. D. e THERRIEN, J. (Org.). Artesãos de um outro ofício: múltiplos saberes e práticas no cotidiano escolar. São Paulo: Annablume: Fortaleza, 2000.

Archivos adicionales

Publicado

2022-02-14

Cómo citar

Silva dos Santos, F. K. (2022). Práticas Geográficas: por um ensino cidadão. Revista Contexto Geográfico, 7(13), 66–72. https://doi.org/10.28998/contegeo.7i13.13234

Número

Sección

V Encontro Regional de Prática de Ensino em Geografia