A PAISAGEM SIMBÓLICA NA TELA “CONGREGATION LEAVING THE REFORMED CHURCH IN NUENEN” DE VINCENT VAN GOGH: UMA DIMENSÃO ENTRE ARTE-ESPAÇO-EMOÇÃO

Autores/as

  • Jean Carlos Rodrigues Universidade Federal do Norte do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.8i16.14893

Palabras clave:

Paisagem Simbólica, Formas Simbólicas, Vincent van Gogh

Resumen

O artigo discorre sobre a relação entre arte e paisagem, tendo como referência um estudo sobre a pintura de Vincent van Gogh denominada “Congregation Leaving the Reformed Church in Nuenen”, de 1884-1885. No aspecto teórico, nos apoiamos nos estudos sobre paisagem cultural de Denis Cosgrove e Giuliana Andreotti, além dos estudos sobre iconologia da arte de Erwin Panofsky. Do ponto de vista metodológico, nos dedicamos a uma pesquisa documental no site “Vincent van Gogh: The Letters”. Estas cartas foram escritas ora em inglês, ora em holandês (traduzidas para o inglês). Este site é o resultado de um trabalho de 15 anos de pesquisa e traduções elaborado pelo Van Gogh Museum e Huygens ING, na Holanda. Após tal estudo, consideramos que a pintura de Vincent van Gogh na tela interpretada reflete os aspectos simbólicos que atribuem sentidos e significados à paisagem retratada pelo artista, haja vista que tal representação esta intrinsicamente relacionada às vivências familiares e sociais de Vincent enquanto o mesmo esteve em Neunen (Holanda), demonstrando os aspectos simbólicos impregnados na paisagem de Vincent van Gogh.  

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Publicado

2023-08-13

Cómo citar

Rodrigues, J. C. (2023). A PAISAGEM SIMBÓLICA NA TELA “CONGREGATION LEAVING THE REFORMED CHURCH IN NUENEN” DE VINCENT VAN GOGH: UMA DIMENSÃO ENTRE ARTE-ESPAÇO-EMOÇÃO. Revista Contexto Geográfico, 8(16), 1–11. https://doi.org/10.28998/contegeo.8i16.14893