A PAISAGEM SIMBÓLICA NA TELA “CONGREGATION LEAVING THE REFORMED CHURCH IN NUENEN” DE VINCENT VAN GOGH: UMA DIMENSÃO ENTRE ARTE-ESPAÇO-EMOÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.28998/contegeo.8i16.14893Parole chiave:
Paisagem Simbólica, Formas Simbólicas, Vincent van GoghAbstract
O artigo discorre sobre a relação entre arte e paisagem, tendo como referência um estudo sobre a pintura de Vincent van Gogh denominada “Congregation Leaving the Reformed Church in Nuenen”, de 1884-1885. No aspecto teórico, nos apoiamos nos estudos sobre paisagem cultural de Denis Cosgrove e Giuliana Andreotti, além dos estudos sobre iconologia da arte de Erwin Panofsky. Do ponto de vista metodológico, nos dedicamos a uma pesquisa documental no site “Vincent van Gogh: The Letters”. Estas cartas foram escritas ora em inglês, ora em holandês (traduzidas para o inglês). Este site é o resultado de um trabalho de 15 anos de pesquisa e traduções elaborado pelo Van Gogh Museum e Huygens ING, na Holanda. Após tal estudo, consideramos que a pintura de Vincent van Gogh na tela interpretada reflete os aspectos simbólicos que atribuem sentidos e significados à paisagem retratada pelo artista, haja vista que tal representação esta intrinsicamente relacionada às vivências familiares e sociais de Vincent enquanto o mesmo esteve em Neunen (Holanda), demonstrando os aspectos simbólicos impregnados na paisagem de Vincent van Gogh.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANDREOTTI, Giuliana. Paesaggi in movimento: paesaggi in vendita, paesaggi rubati. Trento: Valentine Trentini Editore, 2007.
_______. Riscontri di geografia culturale. 2. ed. Trento: Editora Valentina Trentini, 2008.
_______. Paisagens Culturais. Curitiba: Editora UFPR, 2013.
BIELEMAN, Jan. La historia agraria en los Países Bajos: un balance historiográfico. Historia Agraria: Revista de Agricultura e Historia Rural, n. 25, 2001, p. 235-250. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=210225
CARVALHO, José Luiz de. Denis Cosgrove e o desenvolvimento da perspectiva simbólica e iconográfica da paisagem. Geograficidade, v. 07, n. 02, 2017, p. 87-97.
CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o Homem. Introdução a uma filosofia da cultura humana. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CORRÊA, Roberto Lobato. Denis Cosgrove: a paisagem e as imagens. Espaço e Cultura, nº 29, 2011, p. 07-21.
COSGROVE, Denis E. Realtà sociale e paesaggio simbólico. Milano: Edizioni Unicopli, 1997.
_______. Mundos de Significados: Geografia Cultural e Imaginação. In: CORREA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (Orgs). Geografia Cultural: um seculo (2). Rio de Janeiro: Eduerj, 2000, p. 33-60.
FERRAZ, Claudio B. Oliveira. Geografia: o olhar e a imagem pictórica. Pro-Posições, v. 20, n.3 (60), p. 29-41, 2009
MACHADO, Francisco Pinheiro. Entre ideal e real: estética e política no último quadro de Jacques-Louis David – uma leitura benjaminiana. ARS, São Paulo, ano 16, n. 33, p. 101-123, 2018.
MARANDOLA JR., Eduardo. Humanismo e arte para uma geografia do conhecimento. Geosul, v. 25, n. 49, p. 07-26, 2010.
_______. Fenomenologia e Pós-Fenomenologia: alternâncias e projeções do fazer geográfico humanista na geografia contemporânea. Geograficidade, v. 3, n. 2, p. 49-64, 2013.
NAIFEH, Steven; SMITH, Gregory White. Van Gogh: a vida. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
PANOFSKY, Erwin. Significado nas Artes Visuais. São Paulo: Perspectiva, 2014.
PÍFANO, Raquel Quinet. História da arte como história das imagens: a iconologia de Erwin Panofsky. Revista de História e Estudos Culturais, v. 07, ano 07, nº 3, 2010, p. 01-21.
RODRIGUES, Jean Carlos. O espaço vivenciado e a paisagem de emoções na obra “A Arlesiana”, de Vincent van Gogh. PerCursos, v. 22, n. 50, 2021, p. 473-495.
SEEMANN, Jorn. Arte, conhecimento geográfico e leitura de imagens: O geógrafo, de Vermeer. Pro-Posições, v. 20, n.3 (60), p. 43-60, 2009.
SCHIER, Raul Alfredo. Trajetórias do conceito de paisagem na Geografia. Raega, n. 07. 2003, p. 79-85.
SILVA, Marcia Alves Soares da; GIL FILHO, Sylvio Fausto. Sobre o conceito de espaço vivenciado: refletindo as especialidades a partir das experiencias emocionais. Geograficidade, v. 10, 2020, p. 153-168.
TORRES, Marcos Alberto. As formas simbólicas e a paisagem. In: GIL FILHO, Sylvio Fausto; SILVA, Marcia Alves Soares da; GARCIA, Rafael Rodrigues. Ernst Cassirer: Geografia e Filosofia. Curitiba: Programa de Pós-Graduação em Geografia - UFPR, 2019, p. 308-334.
WALTHER, Ingo F.; METZGER, Rainer. Van Gogh: obra completa de pintura. Koln: Taschen, 2015
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Condividi allo stesso modo 4.0.
Os Autores dos trabalhos aceitos para publicação na revista CONTEXTO GEOGRÁFICO devem concordar com os termos a seguir: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional; b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online;e c) Considerando que o acesso a revista é público, os artigos publicados são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.